quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sonhar para viver, viver pra sonhar

É impossível entrar na sala de reunião da LVBA e não se deparar com o painel de acrílico pendurado na parede e a frase escrita em sua superfície:

“Se todos os sonhos se transformarem em realidade é sinal que você parou de crescer. Que haja sempre lugar para um sonho a mais em seu coração. Obrigado pelos sonhos que movem a LVBA"

O autor? Valentim Lorenzetti, fundador da LVBA. Para que essa frase – uma das principais marcas da empresa até hoje - seja verdadeira e tenha realmente um significado para quem a lê é preciso acreditar e viver aquilo que ela ensina. O Sr. Valentim (como ele é chamado por muitos aqui da agência) era uma dessas pessoas: fundou a LVBA sob essa crença, que inspira e já inspirou muitos LVBAnos a realizar seus sonhos. Um ser humano sem sonhos é alguém que não entende que a vida só tem sentido por causa deles, que sonhar é crescer, é viver; e que viver, é sonhar.

Acabo de dizer tudo isso para contar como eu vim parar na LVBA! Diferentemente da maioria, não sou formada em Jornalismo nem em Relações Públicas. Posso dizer que sou, sim, uma comunicóloga (que palavra feia, por sinal!!) como todos, mas com formação em Propaganda e Marketing. Minha carreira teve início em uma multinacional farmacêutica e de produtos de Higiene e Beleza. Foram alguns anos de muito trabalho, experiências e aprendizados.

Porém, em algum momento, bateu aquele “click” interno, sabe?! Aquele que te leva à dúvida de que se aquilo que você está fazendo e aprendendo realmente importa, se é isso mesmo que você gostaria de se dedicar todos os dias? Pois é, foi nesse momento de dúvidas e incertezas que comecei a ter mais contato com o departamento de Relações com a Imprensa da empresa, já que eu tinha sido promovida para uma área que demandava um forte trabalho de relacionamento com veículos de comunicação. Gostei e resolvi arriscar: larguei tudo para trás para me aventurar na busca por mais conhecimento, por uma visão mais ampla da Comunicação Empresarial e, é claro, por algo que faria sentido no momento.

Eu tinha no meu coração aquele mesmo sentimento que o Sr. Valentim tinha tantos anos atrás quando resolveu fundar a agência, e é por causa desse sentimento que hoje faço parte da LVBA. Se tivesse usado apenas a razão e “dado bola” para incompreensões do tipo “Você é louca! Vai mudar de trabalho assim!?”, “Pensa direito! Depois não tem volta”, “Será que é uma boa ideia?” talvez nada disso tivesse acontecido. Mas sonhos são feitos de emoção, e ela falou mais alto nesse caso...

Foi assim que entrei na LVBA, há um ano e pouco. Para mergulhar de vez, busco aprender com todas as situações – seja na prática do dia a dia (na troca de emails, no relacionamento com a imprensa, na conversa com alguém da agência, com o cliente, no simples ato de ouvir) ou na reciclagem (já fiz curso de redação jornalística e curso de Assessoria de Imprensa e atualmente faço um curso de Comunicação Empresarial na ESPM, que está abrindo minha cabeça para diversas questões ligadas à área, além de ser uma ótima experiência para ensinar e aprender com os outros).

Confesso que até hoje ainda tenho que explicar para muita gente qual é o meu trabalho na LVBA, principalmente para meu avô, que toda vez que me encontra faz a mesma pergunta: “Filha, explica pro seu vô o que você faz exatamente” (é nessas horas que percebo quantos passos o mercado de Propaganda e Marketing está a frente do de Comunicação!). Mas acho mais fácil explicar para outras pessoas o que é minha atividade do que tentar explicar para mim mesma algo inexplicável: o que te faz ficar em um lugar onde não há mais sonhos?

Márcia Artacho é Assistente de Atendimento da LVBA. Formada em Comunicação Social pela ESPM, veio parar na agência há quase um ano e meio, por uma mudança em seu caminho. Acredita que os sonhos são os verdadeiros motivadores da busca pelo conhecimento e do crescimento, seja ele pessoal ou profissional.

3 comentários:

  1. Belo texto. Você mostrou que é muito corajosa! Costumo ouvir meu coração, mas as vezes falta atitude para atendê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, a vida é feita de sonhos, mas nem todo mundo tem coragem de lutar por eles ;o)

    ResponderExcluir
  3. Você já venceu só de ter a coragem de ir atrás do seu sonho!

    ResponderExcluir