quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O que o centro de São Paulo tem de bom?


Já dizia a música São Paulo, São Paulo, que é “sempre lindo andar na cidade de São Paulo” e posso confirmar. Amante das artes e da cultura, vivo fazendo passeios incríveis pela cidade. Adoro o centro e sua bela arquitetura e acho que ele não deixa nada a desejar para outros lugares do mundo. Pena estar tão descuidado.

Passei a notar mais as belezas do centro por meio das pinturas de um artista plástico e amigo, Vincenzo Scarpellini, que conseguia ilustrar em suas telas o lado bonito da tão degradada região. Ele tinha outra visão da cidade, um olhar estrangeiro e apaixonado.


Envolvida em muita história, a região central de São Paulo abriga admiráveis prédios antigos, importantes museus, teatros, parques, praças, cinemas e diversos roteiros culturais e gastronômicos. Ou seja, possui muitas opções de lazer e entretenimento para qualquer gosto ou idade.


Para enxergar tudo isso, é preciso, no entanto, olhar com atenção e apreciar. E foi isso que passei a fazer a partir dos lindos traços em giz de cera de Scarpellini. Consegui também escolher meus lugares preferidos na região central: o Museu da Língua Portuguesa, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Parque Trianon, o Cine Belas Artes, o teatro do Sesc Consolação e a Praça Roosevelt. É claro que tem ainda muita coisa de gosto bastante, mas não caberia aqui.

Curiosa e antenada que sou, vivo à procura de coisas interessantes para fazer. E é no centro que encontro boa parte delas. Há sempre uma programação bacana por lá, muitas vezes de graça e não só aos finais de semana. Isso me ajuda também a dar dicas de lugares legais para conhecer.

Uma sugestão de passeio pelo centro pode começar pelo Museu da Língua Portuguesa, uma boa parada para quem gosta de arte. Lá, há vários ambientes, que te proporcionam uma viagem através das palavras, como a Praça da Língua, Linha do Tempo, Mapa dos Falares, Palavras Cruzadas e Beco das Palavras. Outro destaque é um telão de 106 metros de comprimento que, como num túnel, corta o edifício de uma ponta a outra e na parede, que parece não ter fim, onde são projetados 11 filmes simultaneamente.

Sempre com exposição itinerante e programação fixa, o museu é um lugar fantástico, que merece uma visita com tempo e calma. A mostra da vez é sobre o poeta português Fernando Pessoa. Já tive boas recomendações e estou bastante ansiosa para passar algumas horas do meu dia viajando pela história e belas poesias de Pessoa.


A parada para almoço pode ser no bar Salve Jorge, pertinho do prédio da BMF, que, aos sábados, serve uma deliciosa feijoada, com diretinho a chorinho.


A sugestão para depois do delicioso rango e da boa música, é mais música, na Praça Dom José Gaspar. Outro dia assisti lá a uma encantadora apresentação musical. Um piano, no meio da praça, recebe todos os sábados novos talentos. O projeto, gratuito, é uma ótima oportunidade para apreciar música de qualidade, ao ar livre, num lindo cartão postal da cidade. Vale depois dar uma passadinha na Biblioteca Mario de Andrade, que passou por uma reforma e fica à frente da praça.


E para fechar o passeio, nada melhor do que teatro, seguido é claro, da famosa cervejinha. A dica é dar uma chegada à Praça Roosevelt ou ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que sempre têm ótimas opções e, o melhor, com bons preços. Reduto de talentosos artistas, a Praça Roosevelt tem ainda bares agradáveis, que rendem um bom papo regado a gostosos petiscos e cervejinha gelada.


No entanto, para o roteiro ficar completo e vermos a cidade de São Paulo ainda mais bonita, fica aqui um apelo para que o projeto de revitalização do centro saia do papel. E este é um trabalho que todos nós, que amamos nossa cidade, podemos fazer e cabe bem no período eleitoral.


Porque, com tantas atrações interessantes, melhor seria poder andar sem medo pela região sem medo e aproveitar tranquilamente todas as opções que a região central da cidade oferece. #ficaadica

Lilian Ambar é apaixonada pela cidade onde vive, apesar dos diversos problemas. Jornalista e executiva de atendimento da LVBA, adora particularmente o centro de São Paulo e a Vila Madalena. Escolheu neste post falar sobre a região central por descobrir a cada dia mais opções de arte, cultura e lazer por lá. Seu encantamento com o centro ficou mais forte a partir das telas do amigo Vincenzo Scarpellini, que partiu cedo, mas deixou um belo legado e recebe aqui uma homenagem. A foto acima é um registro de um desses passeios pelo centro que tanto gosta de fazer.

Um comentário:

  1. Olá.
    Uma boa iniciativa falar bem de uma cidade que é muito violentada por alguns de seus frequentadores - comércio ambulante caótico, pessoas pouco civilizadas que atiram o lixo pelas calçadas ou exercitam a arte da pixação, falta de civismo no transito etc.
    Sempre fica faltando algo na lista...risos.
    Museu do Imigrante, Museu Paulista, MAC, Sala São Paulo, Cantina C'que Sabe, Cafézinho na Livraria Cultura...ficaríamos aqui semanas descrevendo as opções artísticas e culturais que preenchem semanalmente revistas especiais que cobrem o assunto, bastando o interesse do paulistano na procura por estes lugares.

    Grande abraço.
    Adilson R

    ResponderExcluir