quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eu, tu e eles

“Oi, prazer, meu nome é Alexandro”: frase acompanhada por um sentimento de freezer na barriga e aquecedor no rosto. Isso sempre acontece no primeiro dia de aula, na apresentação para a família da namorada e, meu Deus (!), início em um novo emprego. Para não fugir da rotina, minhas primeiras horas na LVBA foram assim com aquele tradicional passeio de apresentação, que, coordenado pelo novo chefe, parece que o tamanho da empresa e a quantidade das pessoas se duplicam e pra você, o relógio não anda.

No entanto, desta vez, terei duas situações de “vergonha” (sei muito bem disso), porque já entrei com as horas contadas para minha saída já que fui contratado para um serviço temporário. Apesar de ser interessante, desafiador e, pelo pouco tempo que deverei ficar, bastante motivador, esse tipo de contratação, às vezes ou quase sempre, é frustrante, porque você fica com medo - palavra forte(!) – e apreensivo em fazer amizades ou ter alguma intimidade com os colegas. E sabe por que, querido cérebro e espírito? Porque é complicado mostrar quem você é de verdade e o que possa fazer em tão pouco tempo de estadia profissional.

Esse sentimento me faz recordar o personagem McMurphy (Um Estranho no Ninho) que se finge de louco para sair do presídio e ficar com os loucos, modificando sua pena. Opa! Só que o louco nesta história real é quem vos escreve. Isso porque você acaba se sentindo preso por saber da rotatividade dos ponteiros e dos dias que estão reduzindo. Quando a súbita agonia vem à cabeça, as palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade martelam mais forte: “Quem me acode à cabeça e ao coração; neste fim de ano, entre alegria e dor?”.

Na realidade, cada vez mais a nossa profissão nos ensina a ter menos apego a esses “bens materiais” e saber que o mercado da comunicação é rotativo e com prazo curto. Por outro lado, minha mãe me ensinou que o bom profissional, independentemente sobre o que ele atue, é aquele que sabe manter a sua rede de novas e eternas amizades. Bem, estamos em setembro e o que sei é que o meu próximo trabalho será no novíssimo continente. Com o quê? Só Deus sabe!

Agora, deixemos os devaneios e bordões de lado, para entender - de fato - que a nossa vida é assim: entramos e saímos em todo momento e de todos os lugares, e conhecemos diversas pessoas (continuo a divagar). Mas, que todas elas – experiências e/ou pessoas – deixam alguma lembrança ou aprendizado bom.
Putz, qual será a minha frase de despedida? Lá vem mais um momento de vergonha...

Alexandro Cruz é palmeirense fanático, pai de duas belas filhas e, claro, jornalista com atuações em redação, assessoria de imprensa e rádio.  Além de trabalhar como comunicólogo, tem a mania de promover festas (outra paixão) como DJ no seu projeto paulista Cubo Mágico (80s) com mais dois amigos “discotecários”. Atualmente prepara sua mudança para a Austrália, onde ficará por sete meses morando, estudando, trabalhando e muitos outros “andos” que virão pela frente.

4 comentários:

  1. Poxa, como o tempo passa rápido! Já está chegando a hora de dizer bye bye, né... que pena! Vou sentir falta do Alê! Ótimo companheiro de trabalho e DJ... Boa sorte na Austrália, Alê!

    ResponderExcluir
  2. a sensação é comum a todos nós...espero que os devaneios também o sejam. Boa sorte na nova empreitada na ilha!

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Viva, Ale! Só posso dizer um muito obrigado, parceiro! Amigo de faculdade, com quem já dividi trabalhos acadêmicos pra lá de criativos, enriqueceu e muito essa experiência profissional direta na LVBA. E tenho certeza de que novas parcerias surgirão nos próximos "andos" como vc mesmo citou. Sentirei sua falta, mas já deixo bem claro q as minhas consultas, trocas de ideias e contatos serão mantidas em uma constante. Há! Bjos e boa sorte para a Austrália... hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Boa, Alê! E fica tranquilo que essas vergonhas a gente aprende a superar tendo em mente que as outras pessoas são só... pessoas! Como a gente. Todo mundo sente, se alegra e entristece, e quer ser aceito, claro. E pode crer que foi muito bem aceito aqui, por todos nós, nesse curto período. Mande notícias, novidades, e volte com a mala cheia de novos sonhos! Um abraço!

    ResponderExcluir