quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vamos para um bom boteco tomar uma cerveja e bater um papo?

Logo cedo, você acorda e liga a tevê para saber os últimos acontecimentos. Após assistir às chamadas do telejornal, pega alguns dos jornais, como o Estadão, a Folha, o Valor ou, mais recentemente, o Brasil Econômico para olhar as manchetes e as principais notícias publicadas. Não satisfeito, liga o computador e checa o que os principais sites de notícias postaram. Essa é a rotina de boa parte das pessoas que trabalham com Comunicação e que têm o fascínio de estarem sintonizadas – ou pelo menos tentarem - com o que anda acontecendo no mundo.

Mas essa rotina anda um pouco diferente atualmente com o nascimento das redes sociais. Nos últimos tempos, novos meios de Comunicação surgiram e, com eles, novas maneiras de as pessoas se comunicarem. Orkut, Twitter, Facebook, LinkedIn e Flickr já fazem parte do nosso dia a dia. Até aqui, nenhuma novidade.

A novidade está que dias atrás fui visitar a minha afilhada e fui surpreendida com duas indagações: “madinha, deixa eu te mostrar onde você acessa as músicas aqui no celular da minha mãe? Olha que legal, eu adoro essa música”, comentou. Logo em seguida me disse: “chegamos do Chile e tenho muita história para te contar. Você já viu as minhas fotos no Chile no Facebook da mamãe?”.

Como assim, quatro anos e já mexe no celular como se fosse uma especialista da área? E fala com uma certa naturalidade do Facebook? Pode parecer que estou meio atrasada com essa evolução dos meios de Comunicação que surgiram. Ainda sou do tempo – não muito longínquo – que se usava a máquina de escrever Olivetti para escrever os textos e ainda me lembro bem das histórias que contavam no curso do Estadão de como os jornalistas enviavam as matérias para a gráfica: por meio de um cano que ligava a redação à área de produção, onde letra por letra era digitada no linotipo.

Fiquei bem surpresa e um pouco preocupada com esse novo mundo moderno (ou pós-moderno) que minha afilhada vive e me pergunto: para onde essa nova geração caminha? Qual será a nova revolução nas redes sociais que vai dominar o mundo e as pessoas? Quem será o próximo gênio do mundo virtual? Enquanto não tenho essas respostas, o novo mundo virtual não surge e a cada dia novos aplicativos aparecem - e confesso que, mesmo com a minha velha Olivetti, me apaixono por essas inovações -, que tal irmos para um bom boteco, tomar uma cerveja e papear como nos velhos e bons tempos do face a face?

Cristiane Pinheiro é jornalista, mas se apaixonou pelas demais ferramentas da Comunicação e pelas Relações Públicas. Depois que entrou na LVBA ampliou, em muito, os horizontes profissional e pessoal. É amante da vida, da música, do bom relacionamento e apaixonada pela Eduarda. Primeira afilhada que, muito antes do que se imaginava, com quatro anos já está inserida no mundo das redes sociais e com sua determinação tem ensinado muitas coisas para sua madinha.

Um comentário:

  1. Cris, tbém assustei quando achei a minha sobrinha de 6 anos no orkut... sinal dos tempos!!!

    Mônica

    ResponderExcluir