quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LVBA Mobile: Pioneirismo não é pra qualquer um


Uma verdade absoluta: O pioneirismo não é uma característica das mais comuns. Acho que não é preciso explicar, mas o fato é que não se pode inventar uma coisa duas vezes. Isso seria como dar um segundo primeiro passo, não é?

Às vezes, quando dizemos que algo é inovador, podemos contemplar diversos fatores. Mas quando afirmamos que algo é pioneiro, fazemos referência a uma única virtude: coragem. E foi justamente a coragem que permitiu que a LVBA Comunicação fizesse algo impensável (mas que, podem acreditar, em pouquíssimo tempo será também indispensável): a agência se tornou portátil.

Não. Não fiquei maluco...Vou explicar como cheguei a esta conclusão.

Há alguns meses, a LVBA e o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) vinham trabalhando em um projeto para o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones que, a um só tempo, disponibilizasse uma série de conteúdos exclusivos aos públicos com quem conversa – clientes dos mais variados segmentos, imprensa, entidades de classe, profissionais de comunicação e por aí vai – e permitisse à agência participar de forma ainda mais próxima do cotidiano desses atores.

Impressionado, tentei um exercício de me colocar nos sapatos destes públicos. Quer dizer: É quase como ser o Comissário Gordon e ter um telefone direto para a batcaverna, não é? Mesmo entusiasmado, não esperava, o que viria a seguir.

Um fato que talvez escape aos que não me conhecem pessoalmente. Sou dotado de uma impressionante ausência de coordenação motora. Às vezes, tenho a impressão de que a simples ação de amarrar os cadarços poderá me causar uma fratura de grau 7 da escala Richter... Não é exagero e, na verdade, acredito até que este fato justifique o rubor, ou o que eu chamo de visível pavor, quando Flavio Valsani sugeriu que eu (o cara com duas mãos esquerdas) testasse o aplicativo mobile da LVBA.

Tentei avaliar as possibilidades e cheguei a duas hipóteses:

a-) O Flavio perdeu a cabeça;
b-) O Flavio perdeu totalmente a cabeça.

A ideia era partir para o teste do tipo Hands On, ou seja, eu passaria o dia com um smartphone Nokia que, além de todos os recursos ainda teria o LVBA Mobile.

Ultrapassando um nervosismo inicial (não sei se isso só acontece comigo, mas sempre fico com receio de telas touch. Sempre acho que vou quebrar a tela, ou algo assim) e depois de, claro, verificar se os jogos daquele aparelho eram interessantes, voltei aos sapatos dos clientes e a um questionamento:

– O que eu faria se um dos meus prestadores de serviço me oferecesse um ponto de contato exclusivo, como este?

Fui então passeando por cada uma das funcionalidades do LVBA Mobile. Verifiquei o “Banco de Fontes”, imaginando que talvez encontrasse ali algum outro cliente atendido pela agência com quem gostaria de trocar experiências. Em seguida, olhei o “Banco de Imagens”, que oferece downloads e a visualização de fotos em alta resolução, e acessei, logo depois, os canais de difusão da agência na web (facebook, linkedin, youtube e twitter – confesso que nesse me demorei um pouco mais, pois acabei entrando em um artigo retweetado pelo perfil da agência). Para finalizar, dei uma olhada no item “Últimas Notícias” e, percebi que estava exagerando, quando comecei a buscar ali notícias positivas que citassem o meu nome.

Confesso que quando devolvi o aparelho, me senti um pouco órfão.

Mas esta sensação ficou para trás quando percebi que aquela experiência inusitada era, na verdade, parte de uma coisa maior. Fazer parte de algo inovador é extremamente gratificante, mas integrar o time de uma agência pioneira é ainda mais. Podem acreditar.

(Além disso, em menos de duas semanas, poderei baixar o aplicativo via www.nokia.com.br/oviloja a qualquer hora e em qualquer lugar. Rá!)
Veja como usar o aplicativo da LVBA aqui.

Wagner Pinho é jornalista e sempre se impressiona com tecnologia. Deixou o aparelho cair uma única vez durante os testes, por sorte ninguém viu.

8 comentários:

  1. ai, que emoção! só vi essa ideia no comecinho e agora, pouco tempo depois, aí está ela: concretizada. parabéns, LVBA. de novo.

    ResponderExcluir
  2. Tenho até trilha sonora par essa novidade: Hyperconectividade, do Lulu Santos! (tá certo que já tá meio 'véinha'..)- LVBA & NOKIA, parabéns e muito SUCESSO!

    E Wagner, excelente texto!

    um beijo!
    Dani (mais uma vez, a japa Yoko Ono)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a ferramente, pessoal, mas ele vai ser disponibilizado só pra quem tem celular da última geração da Nokia? Não vou conseguir baixar no meu E71?

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Luiza, tudo bem?
    O LVBA Mobile foi desenvolvido pelo INdT (Instituto Nokia de Tecnologia) utilizando como base a última versão da plataforma Symbian – sistema operacional dos celulares Nokia. Fizemos esta escolha pensando na longevidade do aplicativo, uma vez que esta versão da plataforma já está presente em todos os celulares da série 60 5ª edição e em toda uma família de novos aparelhos que está chegando ao mercado.

    Ainda assim, acreditamos que o aplicativo será um sucesso e por isso já estamos pensando no desenvolvimento do app para outras plataformas no futuro. Vc ficará sabendo de todas as novidades do LVBA Mobile. =]

    ResponderExcluir
  5. aeeeeeeeee..parabéns LVBA pelo pioneirismo.
    Wag, adorei o seu texto e confesso que dei algumas gargalhadas pelo fato de vc ter algum pavor com a tecnologia....agora já tenho com quem conversar...rs
    Também acessei o video no YouTube. Show de bola!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Claudia, como vai?

    O aplicativo LVBA Mobile estará disponível para download na Ovi Loja a parti da próxima semana. Vamos mantê-la informada de todas as novidades.

    ResponderExcluir
  7. Rafael, tudo bem? Ainda não encontrei o aplicativo na Ovi. Está disponível?

    ResponderExcluir