quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os dois lados de Buenos Aires

Nos últimos tempos o principal roteiro de férias dos brasileiros tem sido, sem dúvida, Buenos Aires. Com o Real bastante valorizado em relação ao Peso, os brasileiros literalmente invadiram a capital argentina para aproveitar os prazeres que ela oferece: bons vinhos, carne deliciosa, passeios agradáveis e um pouquinho do charme tipicamente europeu. E foi esse o destino escolhido por mim para passar as minhas recentes, e já saudosas, férias.

Foram seis dias em Buenos Aires, ao lado de ótimas companhias. Período em que pude estar em contato com o que cidade oferece de bom, e também de ruim.

Com arquitetura belíssima, BsAs impressiona quando se caminha a pé, de táxi ou de ônibus turístico. Angariamos boas dicas e recomendações de passeios de amigos, entre elas o Filo, um pizza bar com ambiente bastante descontraído, e o Gran Bar Danzon, um restaurante, bar e lounge bem aconchegante.

Mas sempre vale a pena fazer os tradicionais: Casa Rosada, Praça de Maio, Puerto Madero, Recoleta (onde está o túmulo de Evita Perón), os três bairros de Palermo, Caminito, Feirinha de San Telmo (acontece todos os domingos), Calle Florida, Avenida Santa Fé e por aí vai...

Trouxe da cidade boas recordações. Mas não posso deixar de dizer que notei um quê de decadência na cidade. Como toda cidade grande, Buenos Aires sofre com a degradação. Difícil não se entristecer ao ver monumentos históricos depredados pela população (pintados, pichados ou com adesivos colados), a sujeira e o mau cheiro no metrô e nas ruas também incomodam. Se, por um lado, a cidade proporciona inesquecíveis paisagens, por outro, choca em alguns momentos.

Já no meu primeiro dia em Buenos Aires, um descuido e, pronto, fiquei sem celular – furtado dentro do metrô. Foram pelo menos quatro as vezes em que algum hermano pediu que tomássemos cuidado com a bolsa, a carteira ou a câmera. Claro que em São Paulo não seria diferente, mas confesso que fiquei assustada.

Passado o susto, consegui aproveitar intensamente a viagem que, das andanças pela cidade às comidas saborosas e aos divinos e baratos vinhos, foi deliciosa. E não posso deixar de compartilhar talvez a melhor dica para se fazer o que cidade oferece de melhor: comer bem. O restaurante Las Cholas, no bairro de Las Cañitas, reserva a mais saborosa e macia carne que comi em BsAs, sem contar o bom preço e a generosa porção. Se for a Buenos Aires, não deixe de passar por lá. Esta foi a melhor sugestão, ever, dada pela queridíssima Rubia, uma ex-lvbana que se mudou de mala e cuia para terras portenhas.

E se, assim como eu, você adora vinhos, aproveite para degustá-los durante sua estada pela cidade. Os preços são ótimos, assim como a qualidade. A minha sugestão é o Saint Felicien, Cabernet Sauvignon, Reserva. De todos o que tomei, considero este o mais gostoso.

Para finalizar, se tiver um tempo livre dê um pulinho na cidade de Colonia Del Sacramento, no Uruguai. A viagem de barco dura apenas uma hora e você vai encontrar um lugar incrível, repleto de ruínas e reconhecido como patrimônio histórico pela Unesco. Mas, #ficadica, pegue o primeiro barco e volte depois do almoço, pois a cidade oferece pouquíssimas coisas para fazer. Eu e meu companheiro de viagem, Paco, ficamos entediados e frustrados por termos passado um dia inteiro de ociosidade por lá.

Ressalvas feitas, dicas dadas e histórias contadas, não deixe de aproveitar a época das “vacas gordas” para nós, brasileiros, e arriscar um belo passeio por Buenos Aires.

Lilian Ambar acaba de voltar de Buenos Aires, onde passou parte das férias que acabaram recentemente. Como boa observadora, captou os principais detalhes da cidade. E, apaixonada por vinhos, aproveitou para provar as mais variadas uvas, produtores e safras. Pretende voltar a BsAs, mas na próxima vez terá mais cuidado ao andar pelas ruas e, principalmente, no metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário