quinta-feira, 22 de julho de 2010

Saborosa indecisão

Hummm... O que escolher para comer quando vou a um restaurante? Em um universo de sabores, eu sempre fico indecisa na hora de escolher o prato a ser degustado. Pode ser um lugar conhecido ou inusitado, eu sempre quero experimentar o novo. Infelizmente (ou felizmente) não sou daquelas pessoas que elegem um tipo de comida e sempre que vão aos mesmos restaurantes e levam 2 segundos porque sempre escolhem o conhecido. Eu posso demorar de 2 a 30 minutos! E dependendo do dia um pouco mais... Sou apaixonada por culinária!

Comer, para mim, além de uma forma de alimentação, é a hora quando eu posso escolher com quem divido este momento e experimentar sensações diversas. É incrível como tem pratos, seja preparado de forma profissional ou caseira, com poderes de nos transportar a lugares conhecidos, a um passado próximo ou distante, ou simplesmente nos confortar naquela hora angustiante.

Claro que, muitas vezes depois de se esbaldar, vem a culpa. Mas como uma ex-gordinha, que até os 24 anos lutou com o enfeito sanfona e até hoje fica de olho na balança, não acho que para manter a forma precisamos deixar os prazeres da boa comida. Apenas é preciso saber a hora de comer uma saladinha à noite, porque no outro dia foi degustada uma massa recheada de abóbora com molho do gorgonzola e carne seca (do Restaurante Per Paolo). E até no meio do “mato” pode se achar graça e sabor. Outro dia comi no Insalata, a tal de salada Caprina e a cada garfada era uma satisfação de ter o prazer em estar naquele lugar, naquele momento e comendo aquelas folhinhas com queijo de cabra e um molho espetacular. Isso, claro, depois de passar uns 20 minutos escolhendo entre ela e o espaguete integral com molho de tomate e ragu de fraldinha.

A culinária é algo mágico, é uma das formas de expressão do ser humano, de saborear a vida.  Cada cultura desenvolveu um tipo de culinária, que foi criada por se adaptar ao clima e às necessidades do povo. Mas com a globalização tudo ficou mais fácil. Podemos saborear uma comida japonesa (com toque brasileiro) em várias cidades do país.

Eu adoro os almoços em famílias, com amigos e cada dia experimentar uma coisa nova. Muitas vezes eu não acerto na escolha, mas sempre tem o prato da pessoa ao lado para a gente dar uma garfada. E sou grata por viver em uma cidade que me possibilita degustar a culinária de diversos países. E também poder ir a supermercados e mercearias onde eu posso achar ingredientes difíceis para preparar algo diferenciado. Sim, sim, além de comer eu também cozinho. Só é preciso ter um pouco de paciência para eu escolher. Porque sim, na hora de cozinhar também existe certa indecisão...

Veridiana Novaes está há seis meses na LVBA. Adora uma comida de passarinho (integral) e é alucinada por queijos, quase uma ratinha. Gosta de doces açucarados e também com um toque ácido. Adora cozinhar com pessoas queridas e também aprecia um bom vinho.

2 comentários:

  1. Nada melhor do que comer. Um dos grandes prazeres da vida. E eu, naturalmente, me sinto um privilegiado ao ler esse texto.

    O que teremos no fim de semana? :-D

    ResponderExcluir
  2. Hmmm, delícia de texto, Veri! Deu uma super vontade de fazer um tour por restaurantes só para conhecer novos sabores!

    ResponderExcluir