Sou pai de uma menina que cursa o 8º ano do ensino fundamental, antiga 7ª série, e me preocupo como a escola encara o uso da internet nos trabalhos escolares, dentro e fora da sala de aula.
Apesar de trabalhar com tecnologia, tenho sempre a sensação de que usar a internet para trabalhos escolares é o mesmo que “colar” o trabalho de algum colega. Afinal, existem tantos sites com trabalhos prontos que basta você copiar e colar, tomando o cuidado de mudar o nome, que sua nota está garantida. Isto aterroriza qualquer pai que se preocupa com a educação do filho.
A escola onde ela estuda também tem o mesmo receio, mas, ao invés de fechar os olhos, proibindo o uso, ou mesmo, ignorando a existência da internet, ela incentiva e orienta os alunos como usar melhor esta ferramenta.
Isto gerou mais trabalho para os professores, porque antes eles detinham e transmitiam o conhecimento, e hoje eles sabem onde o conhecimento pode ser encontrado e cabe a eles orientar os alunos em como chegar lá.
Vou citar um exemplo para ilustrar melhor o que acontece: ela estava estudando sobre o Egito antigo, e o professor de história pediu para a classe um trabalho sobre o Egito atual. Puf! Não existia este trabalho pronto na internet. Não tinha como “colar”. Mas, ela encontrou um monte de material sobre o Egito atual. Foi só juntar as informações e montar o trabalho solicitado. Mas para isto teve que pesquisar, ler, interpretar, entender... Tudo o que o professor queria.
Outro caso aconteceu recentemente, durante “extensão” de férias por causa da gripe A H1N1 (mais parece batalha-naval do que nome de gripe). Os professores passaram diversas lições de casa via o portal do colégio. A professora de português passou um link de um vídeo no Youtube que era uma animação de uma música do Titãs e um link para a letra desta música. Era um simples exercício de interpretação de texto, mas como a “não-presença” do professor poderia ser um problema para a interpretação, ela utilizou o vídeo como um recurso auxiliar para o aluno. Fantástico!
São alguns exemplos de como a internet pode ajudar na educação. Sei que nem tudo o que está postado são verdades ou são boas, mas, antes de proibir, o melhor é ensinar a usar direito.
Valnei Lorenzetti é analista de sistemas, apaixonado por tecnologia e adora sua filha.
Apesar de trabalhar com tecnologia, tenho sempre a sensação de que usar a internet para trabalhos escolares é o mesmo que “colar” o trabalho de algum colega. Afinal, existem tantos sites com trabalhos prontos que basta você copiar e colar, tomando o cuidado de mudar o nome, que sua nota está garantida. Isto aterroriza qualquer pai que se preocupa com a educação do filho.
A escola onde ela estuda também tem o mesmo receio, mas, ao invés de fechar os olhos, proibindo o uso, ou mesmo, ignorando a existência da internet, ela incentiva e orienta os alunos como usar melhor esta ferramenta.
Isto gerou mais trabalho para os professores, porque antes eles detinham e transmitiam o conhecimento, e hoje eles sabem onde o conhecimento pode ser encontrado e cabe a eles orientar os alunos em como chegar lá.
Vou citar um exemplo para ilustrar melhor o que acontece: ela estava estudando sobre o Egito antigo, e o professor de história pediu para a classe um trabalho sobre o Egito atual. Puf! Não existia este trabalho pronto na internet. Não tinha como “colar”. Mas, ela encontrou um monte de material sobre o Egito atual. Foi só juntar as informações e montar o trabalho solicitado. Mas para isto teve que pesquisar, ler, interpretar, entender... Tudo o que o professor queria.
Outro caso aconteceu recentemente, durante “extensão” de férias por causa da gripe A H1N1 (mais parece batalha-naval do que nome de gripe). Os professores passaram diversas lições de casa via o portal do colégio. A professora de português passou um link de um vídeo no Youtube que era uma animação de uma música do Titãs e um link para a letra desta música. Era um simples exercício de interpretação de texto, mas como a “não-presença” do professor poderia ser um problema para a interpretação, ela utilizou o vídeo como um recurso auxiliar para o aluno. Fantástico!
São alguns exemplos de como a internet pode ajudar na educação. Sei que nem tudo o que está postado são verdades ou são boas, mas, antes de proibir, o melhor é ensinar a usar direito.
Valnei Lorenzetti é analista de sistemas, apaixonado por tecnologia e adora sua filha.
Engraçado, na minha época eu corria para a biblioteca com folhas de papel almaço. Passava tardes e mais tardes pesquisando. A Barsa também foi uma grande fonte de pesquisa. E olha que só tenho 25 anos...
ResponderExcluirHoje em dia até as questões das provas são plagiadas da internet. Se falta senso dos alunos em buscar as respostas, falta esse mesmo senso aos professores em elaborar as questões.
ResponderExcluirExatamente . Não entendo também porque os professores copiam as questões da internet e aplicam nas provas? Muitas vezes até mesmo no ensino fundamental, confundindo os alunos.
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