quinta-feira, 6 de agosto de 2009

AhaUhu, um dia a Bolsa é nossa!!!

Eu de novo, pessoal! Vim compartilhar com todo mundo uma boa notícia: no dia 08 de agosto (sábado agora), a BM&FBovespa estreia um programa semanal na TV Cultura cujo nome é Educação Financeira. “Taí” a chance de muita gente entender mais e melhor este universo do mercado financeiro!!! Já combinei com meu marido que no sábado, entre 10h15 e 10h30, o sofá e o controle remoto são meus... O programa será exibido todo sábado e tem duração de 12 minutos. Rápido, curto, direto e provocativo: fica a sensação de “ããããã, acabou...”. Mas no outro sábado tem mais!!!

Pelo que foi divulgado na mídia (eu, Mesquita, achei que faltou trabalhar mais o tema...), o programa é mais uma estratégia agressiva de popularização do mercado acionário da Instituição: dados apontam que as Bolsas vão investir cerca de R$ 20 milhões em atividades de popularização do mercado. Uau!!! Ano passado foram “apenas” R$ 10 milhões. Um dado interessante: em 2002, o número de pessoas que aplicavam na Bolsa era apenas 85 mil. Com o “Educação Financeira”, a BM&FBovespa espera alcançar uma audiência de cerca de 80 mil pessoas todas as semanas apenas na Grande São Paulo.

O que as Bolsas querem? Multiplicar por dez a base de investidores pessoa física com aplicações em ações nos próximos cinco anos. Com isso, o total de investidores sai dos 521 mil e vai para cerca de 5 milhões... É muita gente, vai ser muito dinheiro. A economia agradece, as corretoras também e eu mais ainda! Apesar de gostar de aplicar, sinto muita falta de me aprimorar ainda mais no tema. Agora eu tenho um programa que vai falar comigo sobre todo este mundo paralelo e surpreendente que envolve dinheiro, escolhas, sorte (sempre tem um pouco disso em tudo na vida)...

Falando em educação financeira: acredito que num país como o nosso ela é essencial e devia fazer parte da grade curricular de escolas e da vida da gente desde criança... Como é difícil lidar com dinheiro! O Brasil é um país que por cultura não é poupador, e isso é crítico. Acho que se a gente aprendesse desde pequeno o “valor” que o dinheiro tem, ia ser bem mais difícil cair no buraco depois de grande. Você já parou para organizar suas finanças? Já teve uma visão ampla de quanto gasta, de quanto ganha, de quanto você precisaria poupar para ter uma vida confortável lá na frente? Eu faço isso todo mês e quero morrer de raiva...

Quem sabe, aprendendo a poupar, a investir, a vida fica mais fácil quando tudo indica que ela será mais difícil?!

Bom, é isso.... Só voltei para compartilhar com todo mundo esta boa notícia!

Daniela Mesquita, ou Mesqui, é uma das 521 mil pessoa física que investe na Bolsa atualmente. Pretende continuar fazendo da base de investidores pessoa física da BM&FBovespa, mas para isso precisa começar a sobrar um pouco mais de dinheirinho!

Leia também: Dá para ficar rico na Bolsa?

4 comentários:

  1. Boa dica, Mesqui.. Vou acompanhar...
    Eu tb fiz uma tentativa de organização "financeira/econômica/agora vai" e acabei ficando bem tenso. Quem sabe, não deixo de ser um gastador para virar um investidor? (Nossa.. me lembrei de uma propaganda agora...)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Wagner, é difícil mesmo... Principalmente pq a gente se dá conta que gasta muito mais com o desnecessário... Mas começar é fácil. É só ter um pouquinho de dinheiro!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Já me dei conta que gasto bastante com o desnecessário, mas ainda não parei de gastar... Bom, pelo menos, isso já é um começo, né?!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que aqui fora conheci um brasileiro, da minha idade, que pagou a viagem dele para cá "trabalhando" para ele mesmo na bolsa de valores. Ele aprendeu as técnicas de investir e gerir os negócios na bolsa e conseguiu juntar uma boa grana.

    ResponderExcluir