quinta-feira, 17 de maio de 2012

A gravidez e o mundo cute cute

Estar grávida é viver emoções que só quem pode gerar uma vida é capaz de entender. Não vou aqui me detalhar nelas, pois meu post é para comentar as pegadinhas da indústria da maternidade e todos os serviços e produtos que permeiam a espera de um bebê. São itens de decoração para o quarto infantil que custam uma fortuna, produto específico para a higiene do nariz da pequena criatura, conta gotas para usar na medicação (a criança nem nasceu e já presumem que ela vai precisar se medicar, fora que muitos medicamentos já são vendidos com o medidor próprio).

Como esta é minha segunda gestação, até que me sinto mais “calejada” para escapar de algumas armadilhas que são vendidas como indispensáveis, como o kit berço, um conjunto de acessórios decorativos para proteger o bebê de não se digladiar nas grades do berço. “É um kit tão lindo! Um tema mais lindo que o outro! Que cute, cute!“, dizem,

O que ninguém fala é que o alto investimento neste kit berço talvez não seja assim tão útil. Na primeira vez que ele é retirado para lavar, além da preguiça de recolocar aquela “indispensável” saia de berço, você se dá conta que seu filho vai sobreviver sem ele e, então, toma a decisão de não recolocá-lo e ficar só com os dois rolinhos ou almofadas decorativas e está tudo certo. Um alerta, se você passou por isso, não faça a conta: um kit berço completo – duas simples almofadas = vários Reais sobrando. Se fizer vai ficar deprimida, não se preocupe, eu fiquei!

Muito bem, resisti ao kit berço desta vez, mas infelizmente não consigo escapar dos sorrisos meigos das vendedoras que tentam oportunamente te empurrar diversos itens correlatos. Sugiro aqui um desafio: experimente entrar numa farmácia com uma melancia na barriga e pedir um simples óleo de amêndoas. Você terá grande chance de ser questionada se já conhece a nova linha de hidratação para gestantes, ou se já comprou as fraldas espetaculares que a marca tal lançou. Não podiam simplesmente perguntar se eu desejo algo além do óleo de amêndoas? Por que não perguntam para a magricela que também entrou na farmácia se ela já conhece o suplemento alimentar que é a ultima novidade no mercado?

Termino o post com um conselho que pode parecer incoerente com o desabafo que fiz até aqui, mas o fato é que, se você está passando por uma gestação ou pretende passar, seja como protagonista seja coadjuvante: deslumbre-se mesmo! Curta cada possibilidade, veja todas as novidades deste universo que é mesmo encantador, mas sempre com o senso crítico que lhe fez (espero) decidir ter um filho. Ponderação! Seu filho precisará disso em você por toda a vida. Que tal começar antes de ele nascer?

Edna Lira, que é mãe de Eduardo e está à espera de Ana Laura, adora meiguices que acalantam, mas que não a iludam. 

Um comentário:

  1. É Dinha, lá vai dinheiro... E o enfeite de porta, as lembrancinhas, a saída da maternidade, o tal álbum bem bonito para colocar as fotos mais importantes... Aff... Eu calculo tudo dobrado! rsrsrs
    Desejo que a felicidade nunca saia da sua vida, que a nova integrante da família seja mais um raio de luz na vida de vocês e que chegue com saúde. Ela é uma menina de muita sorte: chegará ao mundo tendo uma mãe maravilhosa como você!
    Um grande beijo das Mesquitas!

    ResponderExcluir