quinta-feira, 8 de março de 2012

Livrai-nos do mal. Amém!

“Meu filho, já que és um empresário, entenda que, para que sua empresa possa ser bem vista junto a todos os seus públicos, é importante que você perceba a importância da boa comunicação. Não deixe que os sete pecados capitais dominem a sua gestão.

Explico melhor. Ordenando os pecados pela ordem alfabética, começaremos com a AVAREZA. Serei o portador da má notícia: é necessário, sim, colocar a mão no bolso. Comunicação é atividade profissional que exige técnica e conhecimento. Um plano de comunicação é uma bússola capaz de orientar a empresa em seu rumo. Neste plano, são definidos o posicionamento buscado, os públicos com os quais a empresa precisa manter diálogo, a percepção que estes públicos têm e como isso pode ser mudado.

A GULA é agir compulsivamente. É ser incapaz de ouvir o que seus públicos estão pensando sobre a sua marca. É jamais usar as redes sociais e as centrais de atendimento para ler tendências e se antecipar aos anseios. Já a INVEJA é velha conhecida das empresas.

Ao invés de olharem para si e criarem suas ações de comunicação a partir das suas necessidades, ficam olhando o concorrente e imitando suas ações. Empresas têm individualidade, são diferentes, mesmo quando atuam no mesmo segmento.

E por que falam mal de mim? Por que não tenho defensores? Chegamos à IRA. Muito fácil chorar e esbravejar se você, empresário, nunca pensou em criar defensores. Em estabelecer uma comunicação verdadeira, transparente, organizada e sistemática.

Já na LUXÚRIA, encontramos empresários que se deixam dominar pelas paixões, que agem e se comunicam com o estômago. São passionais e jamais aceitam opiniões de assessores e consultores. Isso quando não pensam que o mundo é venal! Julgam que a imprensa se vende e é fácil calar o quarto poder. Pobres empresários! Não enxergam que o mundo mudou e que se uma atitude desta se tornar pública – o que é bem possível – estarão arruinados.

E a PREGUIÇA de começar um trabalho de comunicação sabendo que, para ser efetivo, tem de ser duradouro? Aí chega a SOBERBA e diz “para que pesquisa se eu sei tudo o que vão dizer?”.

Empresário amigo, conhecer e reconhecer os sete pecados é um bom início. Agora, o passo seguinte é buscar por profissionais competentes, aqueles que por meio do sacramento da confissão, escutarão suas angústias e assumirão, para si, as penitências para que a glória alcançada seja compartilhada com todos que se relacionam com a sua organização.

Amém!”

Gisele Lorenzetti é profissional de relações públicas, sócia e diretora executiva da LVBA Comunicação e, por dever de ofício, esta sempre em busca de formas didáticas para explicar a importância da boa comunicação para as empresas.

5 comentários:

  1. Esse artigo é tudo de bom. Esses pecados são crônicos e precisam de um choque como esse que vc coloca no final: "buscar por profissionais competentes, aqueles que por meio do sacramento da confissão, escutarão suas angústias e assumirão, para si, as penitências para que a glória alcançada seja compartilhada com todos que se relacionam com a sua organização". Perfeito. Parabéns.

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  2. Gostei Gisele!

    Muito bom mesmo!

    Vamos fazer sua oração virar um mantra!

    Beijos!

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  3. O recado ficou claríssimo!! Adorei a associação - muito sagaz! Shirley Emerick

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  4. Gisele, sabes que sou teu fã!
    Excelente texto, muito boa sacada! muito bem amarrado e colocado!
    Amei! :-)

    beijos

    Pedro Prochno
    @prochno
    www.blogrelacoes.com.br

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