quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As voltas que o mundo dá…

Quando terminei a faculdade de Jornalismo, em 1999, tinha duas certezas: não queria trabalhar com Política ou Economia, mas, sim, com Esporte ou Cultura. Nenhum dos meus desejos foi atendido. Meu primeiro emprego como jornalista “de fato” foi com política, numa agência onde fiquei durante quase 10 anos. Saí de lá para trabalhar com nada menos do que Economia. Pois é… a vida nos prepara cada uma, né?!

Posso dizer, entretanto, que a jornada de quase 12 anos de profissão tem sido de muitos desafios e aprendizado, justamente com o que eu não pretendia trabalhar, mas que passei a gostar. Apesar disso, acho que o desafio maior foi escolher um curso de pós-graduação – o que só consegui este ano.

Foi a familiaridade com o universo digital que me levou, enfim, a optar por uma pós-graduação em Mídias Digitais. E com ela veio, finalmente, a concretização de um dos meus desejos: trabalhar com mídias online, principalmente as sociais, como Facebook, Twitter, YouTube, Orkut etc.

Hoje, posso dizer que, depois de muitas dúvidas e, principalmente, questionamentos, encontrei o caminho. Não é fácil passar dos 30 anos e ainda não ter certeza do que se quer para a vida profissional. Mas, mais do que saber o que se quer, é importante optar por aquilo que a gente realmente gosta. Por isso, sei que fiz a escolha certa, o que me deixa muito feliz e me impulsiona a buscar sempre fazer o melhor e a me especializar cada vez mais.

Aqui estou eu, encarando mais um desafio e muito animada, é claro. E em pensar que eu queria fazer história nos campos de futebol ou espalhando por aí minhas impressões sobre artes e cultura, enquanto meus amigos diziam que eu tinha o perfil perfeito para trabalhar em uma publicação de fofocas. Mas acabei passando pela política, pela economia e vim, enfim, parar no mundo digital. Posso dizer que, depois de tantas voltas, achei meu lugar e estou descobrindo a cada dia uma novidade nesse universo completamente novo, mas muito instigante para mim.

Já os sonhos da juventude… ah, estes ficaram para o meu blog, o espaço que encontrei para falar sobre tudo aquilo que eu queria quando saí da universidade.

Lilian Ambar é formada em Jornalismo, virou assessora de imprensa e agora se arrisca pelo mundo das mídias digitais. Praticamente uma viciada em mídias sociais, encontrou na LVBA, e na pós-graduação, uma oportunidade para descobrir mais sobre este universo tão instigante e para usá-lo como ferramenta de trabalho.

2 comentários:

  1. Li, cada vez mais eu tenho certeza que não dá pra ter certeza de nada! rsrsrs
    Melhor mesmo é a gente aproveitar as oportunidades que a vida nos apresenta e criar garras pra conquistar as muitas outras que nem sempre vêm de mão beijada...
    Bom é ver que vc faz tão bem o seu trabalho, é admirada e querida por quem te rodeia. =)
    Parabéns pelo texto! E sucesso nas próximas muitas voltas que o mundo vai dar...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela mensagem e pelo carinho, Bru! Adorei entrar aqui e ver seu comentário. E você tem razão, a certeza que temos realmente é passageira! Só nos resta aproveitar cada momento, se dedicar e fazer com amor, este sim é o caminho! Beijos

    ResponderExcluir