quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lá em Porangaba

Há mais ou menos duas semanas, fui passar um fim de semana na casa da minha tia, que mora em Porangaba, interior de São Paulo. Antes da viagem, minha mãe já havia me adiantado que lá era bastante calmo. Aparentemente, tudo normal. Pensei: “que bom, poderei descansar”.

Fomos eu, minha mãe, minha filha e meu namorado. A viagem durou em torno de uma hora e meia. “Sem problemas, eu levo duas horas do trabalho até a minha casa”, então foi bem rápido. Chegamos à noite na cidade, minha tia já nos esperava com seu atual marido. Realmente, as ruas estavam desertas!

Sabe como é... Na primeira noite ninguém dorme, muitas novidades, conversas sobre a família, sobre a vida, e assim fomos madrugada afora. Nem minha filha dormiu. Eu ainda não conhecia meu "tio" postiço, e o mais divertido é que descobrimos que a risada dele é idêntica à do Bob Esponja! Olha, tinha horas que realmente era impossível conter o riso!

No dia seguinte, pude conhecer a cidade inteira em menos de 45 minutos: realmente bem tranquila, e o mais legal é que todo mundo se cumprimenta, homens e mulheres. Já em São Paulo, se um homem fala oi para uma mulher desconhecida, ela já se assusta... Notei que as diferenças de um lugar para outro são grandes!

Além da hospitalidade dos moradores de Porangaba e a beleza da cidade, notei que uma paz imensa reina lá, e reina mesmo. Fiquei dois dias sem conseguir dormir - um baita silêncio - e ao fundo de toda esta paz fiquei escutando o barulho das galinhas. Eu não tenho nada contra elas, mas bem que elas poderiam estar um pouquinho mais longe da janela do meu quarto...

Mesmo sem dormir, foi bastante divertido, pois estava com as pessoas que mais amo ao meu lado, curtindo tudo isso. E família para mim é tudo! Não importa o lugar onde está e sim as pessoas com quem está... Você faz o lugar. Foram dias descontraídos e com almoços bastante engraçados, com a contribuição do meu tio, e a hora de ir embora acabou sendo difícil, como sempre é. Fica aquela saudade.

Mas com essa viagem, passei a dar valor a algumas coisas que antes me incomodavam: sons de carros, motos, pessoas na rua, entre outras coisas (não galinhas!)... Isso me faz sentir que existe vida ao meu redor, e assim consigo dormir meu soninho de quatro horas por dia tranquilamente!

Mônica Assis tem 26 anos, é técnica em informática e cursa TI na faculdade. Gosta de viver a vida intensamente, ama sua família e derrete-se pela sua filha Sabrina, de 4 anos. Adora ler e é viciada em chocolate. É louca por praia e, para ela, o melhor som do mundo é o do mar

2 comentários:

  1. Mônica, quando recebi este e-mail falando de Porangaba, não pude deixar de ler.
    Sou de lá e estou em SP a desde 2009. E realmente é bem isso que você relatou, tudo muito calmo.
    As vezes sinto falta. Minha família ainda mora lá.Acho que até conheço sua tia. bjs. Viviane Casanova.
    email. casanovavivi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. AaaH, que legal! Também conheço Porangaba e tenho ótimas recordações de lá! Hoje, sinceramente, não sei como está a cidade! De qualquer forma, deve manter as características de cidade calma e povo simpático. Abs.

    ResponderExcluir