quinta-feira, 17 de junho de 2010

Multiuso

Minha história como LVBAna começou em um cantinho muito específico aqui do número 806, da Rua Alvarenga: No anexo, que fica logo após o jardim da agência e que abriga o Estúdio de Design e o departamento de Eventos, dei os meus primeiros passos fora da faculdade. Como estagiária do departamento de Eventos, além de aprender a valorizar cada detalhe (uma lição que só se aprende com a experiência diária) entendi que, diferente do que algumas (ou muitas) pessoas imaginam, um organizador de eventos é mais que um contador de coxinhas. Ouso dizer até que a pessoa responsável por esse tipo de tarefa executa algumas das ações mais estratégicas para a promoção de uma ideia, um conceito ou uma marca.

Graças a este início no nosso“puxadinho”, pude ver um pouquinho mais de perto o trabalho (quase no limite) dos profissionais que lidam com criação e design em uma agência de comunicação. Com eles pude entender o que era necessário para passar um briefing decente, além do significado de siglas como JPG, EPS e AI.

Depois de quase um ano trabalhando com eventos, percebi que estava na hora de ir rumo ao um novo desafio. Então, resolvi pedir uma oportunidade no Atendimento da agência. A ideia foi super bem recebida, mas o único pedido da diretoria era que eu ficasse um tempo no departamento de Redação. Dois meses com as experimentadas profissionais da Redação da LVBA me fizeram perceber que eu também tinha um pouco de jornalista em mim. Além disso, aprendi que os boletins internos ensinam muito mais que um briefing de apresentação da empresa.

Esse tour pelos departamentos que compõem a agência, me fizeram entender os processos internos, assim como me fizeram entender como tudo é mais complexo do que parece. Geralmente, as pessoas acham que um evento pode ser organizado em um dia, que escrever um texto é rápido e fazer um layout é como se fritar um pastel.

Segui para o Atendimento com uma veia jornalística, misturada com de Produtora de Eventos e uma pitada de Designer Gráfico. Cheguei para auxiliar no atendimento de alguns clientes, entre eles a Mars Brasil. Acho que, em relação a este cliente, especificamente, pude contribuir bastante exatamente pela experiência que trouxe na bagagem. Depois de seis meses de muito trabalho, recebi o convite para atender o grupo de maneira exclusiva, cuidando das demandas de Comunicação Interna e Institucional.

Ufa! Em julho completo dois anos na LVBA e só tenho a agradecer pela oportunidade de entender a importância de cada função e departamento. Quem disse que a LVBA não tem processo de Trainee?

Alline Roble é Relações Públicas, mas percebeu que, para trabalhar em Comunicação, é preciso saber um pouquinho de tudo.

4 comentários:

  1. Allinoca, vc é realmente uma super pequenina profissional e tenho certeza que seu sucesso está apenas no início. E seremos sempre parte do "puxadinho" né?

    ResponderExcluir
  2. "Cola na Alline que é sucesso" foi a primeira coisa que ouvi quando entrei na LVBA.

    ResponderExcluir
  3. Essa menina vai longe!!!Disposição, dedicação, profissionalismo e competência não lhe faltam.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto. É muito bom trabalhar com vc e contar com sua experiência!

    ResponderExcluir