quinta-feira, 17 de março de 2011

Sidnei Basile

Sidnei Basile, Vice Presidente da Abril, morreu nesta semana em São Paulo, grande defensor da ética, da liberdade e qualidade da imprensa. Um daqueles profissionais sobre quem listar atributos é tarefa árdua. De ético a muito bem humorado, passando pela seriedade, discernimento, bom senso e amor ao trabalho e aos colegas.

E é impossível não me lembrar do Sidnei, em 2006, quando participou de um evento de comemoração dos 30 anos da LVBA. O tema era ética - assunto do qual ele tinha pleno domínio. Não só pela teoria mas pela vivência. Por isso, fizemos questão de sua presença.

E qual não foi a surpresa quando, antes de começar a falar sobre o assunto, Sidnei, emocionado no microfone, fez uma homenagem ao fundador da LVBA, Valentim Lorenzetti . Contou ao presentes que ele tinha sido "foca" do Valentim e, já nas primeiras semanas de convivência, decidiu que, se um dia fosse chefe, seria um chefe como era o seu: respeitoso e muito humano.

E agora, me vejo diante do teclado emocionada com minhas lembranças e reflexões.

Sidnei, de fato, conseguiu fazer do respeito ao ser humano uma de suas principais características.
Pensando mais amplo, concluo que Sidnei e Valentim foram dois profissionais que deixaram marcas. Que mostraram que ser profissional é, antes de tudo, ser ético em todas as relações. É amar o que faz e, principalmente, lembrar que o dia-a-dia é feito de relações com pessoas, com seres humanos.

E ai, me pergunto: porque o mundo dá tão pouca importância a essas palavras: amor e respeito? Certamente, não é pela abundância. Talvez seja pela escassez. Não seria o momento de repensarmos, não o que queremos ser mas como queremos ser? Assim como fez o Sidnei quando definiu que o como ele deveria ser era mais importante que tudo. Afinal, qual a marca queremos deixar nesse mundo?

À família Basile a aos colegas da Abril, em nome da LVBA, deixo a nossa solidariedade. E lembro que homens como o Sidnei são eternos. Suas marcas jamais se apagarão.

Amigo Sidnei, obrigada por tudo. Pelos ensinamentos, disponibilidade, carinho e atenção. Obrigada pelo sorriso e pelo riso solto de sempre - aqueles que jamais sairão da minha lembrança.

Gisele Lorenzetti, diretora executiva da LVBA.

Um comentário:

  1. Em nome da família agradeço pelo texto, cheio de emoção e com este tom tão pessoal, singelo e respeitoso. Estamos comovidos e agradecemos sua solidariedade. Obrigado!

    ResponderExcluir