quinta-feira, 31 de março de 2011

Existirá vida (digital) após a morte?

O que acontecerá com a sua vida online depois que você se desconectar do mundo real? Passar desta para uma melhor exige providências para que seus perfis virtuais não se percam no limbo. Parece um pouco absurdo e exagerado se preocupar com isso, mas algumas pessoas realmente levam o tema a sério.
Numa pesquisa rápida, percebi que algumas pessoas têm a mesma dúvida em comum: o que será do nosso perfil na rede após a morte? Encontrei serviços bastante interessantes (e criativos) que atendem às necessidades de quem não quer deixar as redes sociais abandonadas. O site gringo My Webwill, por exemplo, promete gerenciar suas redes sociais após a morte pela barganha de 200 dólares ao ano. Aqui no Brasil, o pessoal criou o serviço eMortem que avisa sobre a sua morte aos seus amigos, o que você espera do seu funeral e até se você tem o desejo de doar seus órgãos. Eles se consideram um serviço, seguro, inovador e de utilidade pública.
Além das ferramentas super úteis acima, você também pode usar a criatividade e dar o seu próprio jeito. Conheço uma pessoa que garante ter uma planilha com todas as instruções necessárias para que seus familiares se livrem de suas contas após sua morte. Dá para acreditar?
Parece ser engraçado, mas o tema é realmente relevante. Principalmente em tempos onde toda a sua vida está exposta nas páginas da internet. Se já não temos o controle de quem acessa às nossas informações enquanto estamos vivos, imaginem então depois que estamos mortos. De qualquer maneira, não se desespere: talvez não seja preciso chegar a tanto montando planilhas ou se cadastrando nesses serviços de outro mundo. As principais redes sociais têm as instruções exatas de como agir nesses casos – claro, você mesmo não conseguirá fazer nada, mas seus parentes podem agir por você:
Facebook – A rede social do Mark Zuckerberg transforma o perfil dos usuários falecidos em um memorial, para que os amigos e familiares possam deixar mensagens em sua homenagem. Muito emocionante, eu acho.
Twitter – No microblog, não é possível nenhuma interação póstuma. Ao avisar o Help Center que um usuário faleu, a equipe verifica a informação, exclui a conta e entrega para a família um backup de todos os tweets públicos (o que exclui as DMs comprometedoras).
LinkedIn – “Como parte da vida, um membro da sua network pode ir embora...” É assim que a rede social mais corporativa da internet inicia o seu discurso de como agir nessas situações. Você só precisa baixar um documento, preencher informações sobre o usuário falecido e ASSINÁ-LO antes de enviar.
Orkut – Simples e prático (a cara do Google), a rede mais popular do Brasil só quer saber o nome da pessoa que morreu. Você preenche um formulário com 5 perguntas (3 sobre você) e anexa o atestado de óbito. Depois de 3 dias, a conta será removida e tudo será como se a pessoa nunca tivesse existido.
Nada do além, não é mesmo? Agora que você já sabe #comoagir, compartilhe a informação com seus amigos e familiares e descanse em paz.

Rubia Pria é Relações Públicas apaixonada por mídias sociais e qualquer tipo de interação no universo online. Nas horas vagas, ela é apaixonada por tudo que é vermelho, latino e “bailante”.

8 comentários:

  1. Muito boa a reflexão, notadamente a lição de casa que devemos deixar as nossas pessoas mais próximas, no momento de deixarmos esta vida, neste mundo.
    Se o internauta for um religioso e católico, não deixe de registrar as recomendações para encomenda de preces e velas virtuais. Existem sites muito bons para as orações e velas ao falecido.
    Um grande abraço e parabéns pelo texto e dicas.

    ResponderExcluir
  2. flavio.valsani@lvba.com.br31 de março de 2011 às 20:09

    Beleza de texto! Interessante, informativo e com uma bela abordagem...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. anni.varanda@lvba.com.br

    Rubia, adorei o Texto... Muito bom, eu nunca tinha parado pra pensar nisso de verdade. É até engraçado, estranho, mas sem dúvida é algo muito interessante e que deve ser passado adiante.

    Parabéns =)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto! Tema inusitado e bastante interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Galera! Rubia Pria também é cultura. rs bjoos
    (p.s. eu me responsabilizei pelo gerenciamento póstumo de vcs...rs)

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! Há tempos venho pensando sobre isso e ainda não decidi quais providências tomar. Suas dicas me deram um pouco de luz...
    em tempo: super bacana o texto, adorei! Bjos,

    ResponderExcluir
  7. Rubs,

    esqueci de comentar aqui :-(
    Primeiro mto legal ver um post seu no 806 :-) Segundo que fiquei feliz em ver o Relações aqui do lado ---> pois não sabia :-) e terceiro que seu texto está ótimo, direto, coeso, mto simples e fácil de ler além do tema ser superatual.

    Beijos

    Pedro Prochno
    @prochno
    www.blogrelacoes.com.br

    ResponderExcluir