quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pior que “tá”....

Ia fazer um texto sobre política. Ia fazer apologia ao horário político (por incrível que pareça, gosto e assisto!), acredite se puder e quiser. Quando fiquei sabendo que proibiram fazer uso do humor para falar sobre política, políticos, partidos, etc., parei. Parei e pensei: o que eles fazem conosco é o quê!? Não é uma palhaçada? Teríamos então que proibir os políticos de exerceram suas funções?

Depois de refletir mais um pouco, cheguei à conclusão de que não daria para continuar com meu raciocínio: chamar o que os nossos ilustres governantes fazem de palhaçada, já que não dá para comparar o que os palhaços fazem com o que eles fazem. Então, fui buscar outro termo para continuar a escrever este texto. E achei! “Boçal”. É isso! Neste caso, boçalidade. Boçalidade com o povo pode! É liberada!

Proibir o uso do humor se deve a quê? Ao medo de o povo se lembrar de coisas que deveriam ter acontecido e não aconteceram? Pior, de reavivarem aquilo que não deveria ter acontecido e aconteceu? Aliás, ultimamente só coisas que não deveriam acontecer acontecem. E esta lei é uma delas. Não posso ver programas como CQC, por exemplo, usarem do humor para falarem com nossos futuros governantes de forma inteligente, produtiva e leve (convenhamos, falar de política não é nada leve nem fácil), mas poderei assistir propaganda de candidato que diz “Vote Tiririca. Pior que tá não fica”? O senhor meu marido sempre diz: “o pior não tem limites”. Além de ter este slogan, o cara sai por aí dizendo que quer ajudar a população carente, inclusive a família dele... Veja: o pior não tem mesmo limites.

Exigir das TVs, por exemplo, o tratamento igualitário para todos os candidatos me dá o direito de exigir que eu tenha este mesmo tipo de tratamento. Se não podemos brincar com eles, que eles não zombem de nossas caras. Isso é CENSURA, é manipulação. Isso porque as emissoras de TV e rádio são concessões políticas. Que sujo.... Mais sujo ainda se pensarmos que vivemos em um país D-E-M-O-C-R-Á-T-I-C-O.

Parei com a política. Pronto. Na minha casa, de hoje em diante, tem uma lei que proíbe o tema política.

Daniela Mesquita, explicação censurada.

4 comentários:

  1. MUITO triste tudo isso. De primeira, fiquei revoltada. Mas aí essa exaltação de ânimo passa e fica a decepção, mais uma vez, com a política brasileira. Qdo vc acha que tem o direito de pensar que tudo isso pode melhorar um dia, os políticos te tiram esse direito. Eles querem proibir-nos de zombar da cara deles pq sabem que dão mtos motivos para isso.
    Adorei o texto, Dani. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. May, que "sordade"!!! Ia dizer obrigada por compartilhar deste sentimento, mas não posso, não quero, não devo. Mas um dia ainda farei um post dizendo que tenho orgulho dos políticos do meu país. Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  3. Mas esta atitude sua é também um posicionamemnto político, e, mais grave, porque estimula a omissão de outras pessoas acerca de um tema que é fundamental para a vida humana em sociedade. Lembre-se de Bertolt Brecht com o seu cortante "O Analfabeto Político".

    ResponderExcluir
  4. Iremar,
    Adoro, louvo e vou sempre defender a democracia. É ela que permite que eu faça uma manifestação - claramente autoral - num espaço que também permite a manifestação de outras pessoas.
    E viva a democracia!!!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir