quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Líquido precioso

Só passamos a entender o valor real de algo quando aquilo nos falta. A máxima, que nada tem de nova, vale para quase tudo: dinheiro, amigos, amores e todas as coisas pequenas que fazem parte da nossa vida. Entre elas, a água.

Nas últimas férias de final de ano, eu e uma turma de amigos descobrimos (de uma forma não muito agradável) o incomensurável valor da água no nosso dia a dia. Foram oito dias no litoral, todos eles com o abastecimento de água restrito ou inexistente, durante os quais tivemos de aprender a economizar, compartilhar e planejar o uso de algo que sempre tivemos em abundância.

A experiência trouxe ao menos duas boas lições para mim. A primeira foi perceber como, com um pouco de boa vontade, é possível atravessar situações complicadas sem estresse. Estávamos em um grupo de 20 e poucas pessoas, espalhadas por três casas – todas elas sofrendo, em intensidades diferentes, com o problema da falta d’água. Mas o que poderia ter transformado nosso Reveillon em um inferno, acabou instigando a criatividade, o espírito de cooperação e a proatividade de todos. E (quase) sempre rindo da situação, conseguimos encontrar formas de tomar banho (quase) todos os dias – ainda que puxar a descarga não fosse algo bem-visto...

Outra lição valiosa foi a de que “economizando, não faltará”. Obviamente, sei de todos os apelos globais sobre a necessidade de economizar água e de se cuidar melhor do meio ambiente. Mas, confesso, sempre fui fã dos banhos longos e despreocupados e quase nunca me lembro de fechar a torneira enquanto escovo os dentes. Isso mudou.

Entrei neste novo ano um pouco mais consciente e cuidadosa com o planeta. Não só por ter percebido que viver sem água seria impossível, mas principalmente por ter me dado conta de que posso abrir mão de alguns pequenos luxos sem prejuízo algum para minha vida.

Feliz 2010!

Thais Aline Cerioni queria ser cantora, mas, como não veio de fábrica com esse talento, acabou virando jornalista mesmo. Há dois meses está experimentando a vida "do outro lado do balcão". E gostando!

3 comentários:

  1. Curioso quando a reflexão se transforma em prática, né? Assim como a máxima de que sentimos falta de algo e damos o real valor quando perdemos, tb acredito que enquanto vc não alinha discurso com a prática, não tem propriedade para falar, defender ou julgar nada.
    Gostei do texto!
    E, sinceramente, não sei como me 'viraria' ao ter que economizar água DE VERDADE.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Passamos por isso mesmo vivendo em um dos países com a maior reserva de água doce do MUNDO! Imagina nascer e viver a vida com este problema.
    Índia quase não tem mais reservas potáveis de água!

    Sendo otimista (posição que gosto mais) inovar é a solução para tudo, pensar fora da caixinha, olhar a mesma coisa de formas diferentes!!! Isso é o que falta pra muitos de nós!

    ResponderExcluir
  3. É, isso deveria acontecer pelo menos uma vez na vida de todas as pessoas...

    Ajudaria a desenvolver um apreço, um cuidado, talvez a dar valor a um bem tão precioso que as pessoas gastam e gastam sem pensar na falta que fará num futuro bem próximo...

    Ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir