quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ânimo renovado e uma nova cara


A “revitalização” – prefiro chamar de “re-idealização” - do blog da LVBA não aconteceu de uma hora para outra. Na verdade, todas as mudanças aconteceram para atender a necessidade de mostrar o lado humano da agência, de contar um pouco sobre as experiências cotidianas dos LVBAnos, seja em reuniões ou no café.

Para reconstruir o blog, embaralhamos, misturamos e, principalmente, integramos membros de equipes diversas em um projeto de participação espontânea (sim... todos que participaram, efetivamente quiseram). Criamos um grupo de Comunicação Interna – sim, um grupo de comunicação dentro de uma agência que trabalha com isso, às vezes é muito necessário - e iniciamos as reuniões.

Haja brainstorm. Muitas idéias boas, muitas outras.... bom...
Escolhemos um nome que agradou todo mundo. Mais um pouco de discussão e lá fui eu dar forma ao nosso monstro*.

Não precisei de muita coisa para iniciar o processo de criação. Posso dizer que, modéstia à parte, para mim processos de criação são muito simples. A Andresa, diretora de Arte aqui da agência, que o diga. Sou eu, o micro, Snickers, Coca Zero, música, muita angústia para enfrentar a página em branco, uma extra-dose de tensão e pronto. Já começou.

A partir daí são rafes, uma porrada de idéias na cabeça e as referências começam a saltar na minha cara. Memórias de coisas que vejo nas ruas, em sites, revistas, clipes, blogs, fotos, viagens, idéias novas, idéias antigas que não vingaram, sonhos abstratos – tá bom. Essa do sonho foi um exagerozinho.

Foram uns seis layouts iniciais. E vamos nós: discussões, votação, empate. Mais layouts, mais discussões, mais votações e mais empate (dá pra acreditar?). Finalmente, dois finalistas (Confesso: os selecionados não eram meus favoritos, mas pô! Eram meus filhos). Mas esperem aí. Eu disse dois? Então o problema não estava totalmente resolvido. O jeito foi misturar os dois num só.

O resultado, o top, o escolhido, o iluminado (ops... outro exagerozinho) é esse aí no topo, que vocês estão vendo.

Engraçado, né? A idéia do caça-palavras, foi uma das únicas - tá bom, a única - que nos acompanhou desde o início das conversas sobre o blog. Queríamos utilizar palavras-chave que além de sinalizar conceitos que fossem comuns ao universo blogueiro, pudessem ajudar em um layout bacana. E falando em sinalizar, a plaquinha que traz o nome do blog nasceu de uma necessidade de indicar onde estamos, indicar qual é o nosso lugar nesse espaço web e ela é a peça chave de todo o visual que compõe os materiais de comunicação interna da LVBA. Agora um segredinho: o grafismo das lâmpadas, não estava, originalmente, em nenhum dos dois layouts finalistas. Ele estava em um dos “meus filhos” preferidos e achei melhor mantê-lo, mesmo que de forma discreta, no background.

A LVBA é um dos meus clientes prediletos, uma grande motivação profissional. Minha chance de ousar, misturar elementos, cores, grafismos, testar tendências do design. Estou realmente empolgada, então, preparem-se para ver esse cabeço com outras cores, outras palavras, com novos elementos... esse é só o começo.

Camila Pires é designer e trabalha no estúdio da LVBA Comunicação. Gosta de fotografar, fazer montagens toscas para os amigos (inclusive LVBAnos) e está pensando seriamente em começar a escrever em seu blog.

20 comentários:

  1. Sou mesmo a testemunha das crises no início do processo.... haja Snikers... e tb sou testemunha dos excelentes resultados dos trabalhos dessa mocinha. Parabéns Camis por mais um que fará muuuuito sucesso!!!! Andresa (Desa ou Patroa)

    ResponderExcluir
  2. Aê Camis. Não foi tão difícil escrever o post né?

    Adorei, nega!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a foto, adorei o texto, adorei o layout e adorei ter feito parte - mesmo que discretamente - desse processo.

    Parabéns, Camis.

    ResponderExcluir
  4. Beleza de resultado... 806 parabéns para a tropa toda...

    ResponderExcluir
  5. Camis, você sabe que sou sua fã e acredito muito no seu trabalho, afinal, ganhei um presentão quando fui morar fora que me aqueceu durante os dias de saudades dessa turma LVBAna!!

    Saudades

    ResponderExcluir
  6. Ah que demais!! Linda foto Ca! Queria poder fazer parte dessa equipe! Saudades de todos!! bjs
    phillip.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quantos Ex-LVBAnos por aqui! =) Saudades!
    Camis, parabéns pelo trabalho, ficou ótimo e com muita cara de LVBA!
    Beijos!
    Lu

    ResponderExcluir
  8. É bom ver que todas as discussões, votações, empates, "exagerozinhos" (como vc disse), chocolates, refrigerante diet e, principalmente, a integração entre as equipes da agência tiveram um resultado tão incrível.
    Parabéns Cá, parabéns galera...
    Beijos

    Wagner

    ResponderExcluir
  9. Apesar se não ser LVBAna, sou Camilinha de coração...Mi, adorei o layout e texto, certamente vou acompanhar o blog. Ah, pra quem gostou da foto, modéstia parte, fui eu quem tirei...rsrs
    Beijos
    Re

    ResponderExcluir
  10. Idéias abstratas, informações codificadas, imagens saltando na cara e, assim, as respostas... Será Cami Pires ou John Nash? Enfim, de qualquer fora, há uma mente brilhante aqui ;)

    ResponderExcluir
  11. Camis, adorei tudo!
    Você e toda equipe estão de parabéns. E teu post está muito bom, gostoso de ler...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Camis, além de ter feito um ótimo trabalho, não é que vc escreve bem!!!

    Ficou show.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Amei de mais esse nosso filho!!! Tá lindo. Parabéns, Camis, ficou demais da conta de bonito!
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Amei demais esse nosso filho!!! Tá lindo. Parabéns, Camis, ficou demais da conta de bonito!
    Bjão

    ResponderExcluir
  15. Eita! Qtos elogios... será que cabe mais um? Tem que caber... pq merece! Ficou show! Se deu trabalho, valeu a pena, Camis. Muito bom mesmo. Really! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. gostei do termo "camilinha de coração" e é isso que eu sou!!! mesmo sendo um peixinho fora do aquario e não entendendo muita coisa desse seu mundo...estou orgulhosa que só...não só pelo texto, pela foto ou pelas outras coisas que te parabenizaram ai nos comentarios...mas pelo esforço que vc fez, pelo FOCO que teve e por mais um objetivo alcançado!! ta de cara nova mesmo e eu to adorando!! bjo enorme e mtooo sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cá!!
    Finalmente consegui passar aqui para comentar e vi que o sucesso é realmente absoluto, cheio de comentários positivos.
    O que eu mais gostei mesmo foi o layout vencedor :)
    Parabéns pelo trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu post, Cami! Acho que vou mudar de profissão pq o meu processo criativo...de planejamento, é só um pouquinho menos criativo e um tantinho mais burocrático.

    Vem cá, por que a Andresa não postou nada ainda? hein? hein? Se quiser, posso ser sua Ghostwritter, hahah
    Beijos e parabéns pelo blog comunitário, democrático, econômico, tricolor, da Califórina brasileira (Valha-me-Deus) e bem doido!

    ResponderExcluir
  19. Pessoal... muito obrigada! Fiquei feliz com a quantidade de comentários, elogios e tudo mais.

    ResponderExcluir