quinta-feira, 26 de julho de 2012

Te cuida, Cartier-Bresson!


Te cuida, Cartier-Bresson!
Sou do tempo em que você fazia fotos e ficava torcendo para que tudo desse certo. Aí, mandava revelar e, quando recebia o resultado – as fotos – é que ficava sabendo a quantidade de bobagens que tinha feito: imagens mal enquadradas, cabeças cortadas, luz em excesso ou em falta. Tudo era permanente aprendizado.
Hoje, com a profusão de câmeras digitais e de celulares com câmeras fantásticas – os da Nokia, por exemplo, usam lentes Weiss – em uma semana você tem um acervo brutal de fotos. Ok, elas não ocupam espaço em casa, mas o que fazer com elas?
Eu uso sites de compartilhamento de fotos, como o flickr que permitem postar essas fotos e aprender com os seus contatos. Porque fotografia continua sendo uma atividade de contínuo aprendizado.
Discussões à parte, há cursos, livros, blogs em profusão, falando de fotografia e ensinando fotografia. O caso é que fotografia se aprende fazendo, porque o essencial não é usar equipamento de primeira, softwares fantásticos ou tratamentos de última geração, como o photoshop ou o instagram . O que importa, mesmo – pelo menos para mim – é o olho. É gostar de fotografia. É a tentativa e erro. É a história por detrás de cada foto. Os acertos diários e os erros de cada dia que fazem com que fotografia seja, cada vez mais, uma paixão. Experimente.
Flavio Valsani continua sendo um principiante em fotografia e sempre entusiasmado com o assunto.

Um comentário:

  1. Flávio,

    Foto é olho!
    Por trás disso vem as histórias, as lembranças e tudo mais. Que são o grande ponto de uma foto. Juntar as duas coisas, ou fazer com que a foto seja bonita e conte, sozinha, uma história, é difícil e daí é que saem os fotógrafos suprasumo.

    Eu sou um entusiasta das fotos. Acho que ela perdeu muito da essência com as digitais, passaram a ser só um "registro de qualquer coisa"... não contam mais histórias. O momento do clique nçao tem mais a dedicação que tinha (e que deve ter). Apertar o botão várias vezes pra ver se salva alguma coisa é mais fácil ;-)

    ResponderExcluir