E é por isso que quero fazer um convite: comecem a pensar em fazer pequenas coisas da lista do NUNCA de vocês.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
NUNCA diga NUNCA
E é por isso que quero fazer um convite: comecem a pensar em fazer pequenas coisas da lista do NUNCA de vocês.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Um mês, um lugar
quinta-feira, 12 de abril de 2012
De volta para a Universidade

Aconteceu nessa semana o V Fórum de Relações Públicas, promovido pela Universidade Santo Amaro. Fui convidado pela professora Eiko Enoki para apresentar e discutir o tema “Comunicação na era das mídias móveis”. Por ser um dos meus assuntos preferidos, fiquei muito feliz ao ver que há tantos entusiastas das novas formas de comunicar.
Mais presente do que nunca e começando a aparecer no mundo empresarial, o conceito de PR Mobility©, da ação voltada para o indivíduo – melhor, para um novo indivíduo – foi um dos assuntos mais discutidos na noite. A reflexão foi feita com foco no novo indivíduo, que deixou de ser o representante de um público estático (será que alguma vez já foi assim?) para ser um alvo móvel e interativo. Não se pode mais entender os públicos de interesse como receptores, leitores apenas. No mundo conectado todos são potenciais geradores de conteúdo, compartilhadores de informações e experiências.
A maior contribuição dos fóruns e palestras de que tenho participado tem sido a questão da interatividade, a possibilidade de discutir tendências e casos de mercado com aqueles que farão parte dele muito em breve. Sinceramente, acho que é nossa função, portanto, levar nossos conceitos e nossa visão de mercado para as universidades e centros de formação. O tempo das ações de comunicação mudou, e estranho seria se fosse diferente. Há inúmeras novas discussões a considerar assim como são inúmeras as alternativas para aprofundar nosso conhecimento a respeito delas.
Acreditamos no conceito de PR Mobility©, nesse dinamismo, nessa busca por alternativas criativas. Sempre haverá espaço e agenda para a experimentação interativa, principalmente se forem fundamentadas tecnicamente, planejadas e avaliadas.
E como diria Castells, “As redes são e serão os componentes fundamentais das organizações. E são capazes de formar-se e expandir-se por todas as avenidas e becos da economia global, porque contam com o poder da informação propiciado pelo novo paradigma tecnológico".
Que venham os próximos encontros!
Rafael Navarro é profissional de Relações Públicas, executivo da LVBA Comunicação e, por curiosidade e inquietação, está sempre em busca de novas formas de promover a comunicação para as empresas.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Crianças, fantasia e Páscoa

Ela tinha lá seus dois aninhos quando montamos a brincadeira pela primeira vez. Picamos papel, fizemos um “ninho” acolhedor. Ao lado, colocamos uma cenoura e uma vasilha com água. Tudo pronto para que o coelhinho pudesse ter uma estadia agradável, deixar o ovo de Páscoa, e seguir seu caminho para a próxima casa.
Criança na cama, chega a vez dos pais. Ovo grande escondido em um lugar de fácil acesso, mas de difícil visualização. Ovos pequenos em locais mais visíveis para despistar. Dedos no talco para fazer o rastro. Um rastro que levava ao ovo grande, passando pelos pequenos, mas que ia e vinha, dando a impressão que não tinha muita certeza de onde esconder a surpresa. Uma mordida na cenoura, vasilha meio esvaziada. Tudo pronto, é só aguardar a manhã seguinte.
Não preciso contar o resto da história, pois a combinação criança, fantasia, surpresa e chocolate tem sempre um final feliz.
Esta tradição durou até descobrir que coelho da Páscoa vive no mundo da fantasia. E o mais gostoso é que a lembrança ficou marcada para todos nós: ela e os pais.
Páscoa, para mim, é isto: fazer a felicidade com pequenos gestos e guardar esta lembrança para a eternidade.
Boa Páscoa!Valnei Lorenzetti