quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Apenas Natal

Este é o último 806 do ano e fiquei na dúvida sobre o que escrever. Talvez algo mais reflexivo, mas isso já foi feito recentemente por outros colaboradores deste blog, Alan Araújo e Andrea Almeida. Pensei em discorrer sobre um acontecimento mais recente como a conquista do quinto título do Corinthians no Campeonato Brasileiro, mas seria muita sacanagem tomar partido. Embora eu seja torcedora do timão, não poderia argumentar com os fanáticos de plantão dos outros times, pois não entendo muito de futebol – mas de vitória eu entendo. E fomos campeões! Pensei em abordar algo relacionado aos fatos que marcaram o ano como a trajetória do governo Dilma Rousseff - que, entre outras coisas, coloca em cheque a capacidade da presidenta de ser mais enérgica em casos de corrupção. Em seu discurso de posse este ano – ela diz “Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso como o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente”. Well, passados 11 meses, teve seis chances para mostrar isso, mas desperdiçou-as. Vou deixar a cargo do Globo Repórter a Retrospectiva 2011, pois posso me perder no caminho ou cometer alguma injustiça devido à tamanha indignação com situações que poderiam ser evitadas, mas não foram. Portanto, o assunto será Natal, especificamente do que pode agradar os olhos e os ouvidos em plena Sampa nesse período.

Se alguém pretende se aventurar e acompanhar o roteiro do Natal Iluminado, minha dica é visitar a Avenida Paulista. Lá há vários pontos que poderão ser apreciados por adultos e crianças como a tradicional decoração do Itaú Personnalité, Bradesco Prime, Shopping Center 3 e a imperdível praça de Natal do Banco do Brasil (entre as ruas Padre João Manoel e Ministro Rocha Azevedo), que é transformada em uma passarela com cenografia e músicas natalinas. Neste ano, a decoração apresenta um belo teatro de marionetes e conta com Papai Noel de 7m, uma Árvore de Natal de 8m, 14 bonecos infláveis e 10 bolas de Natal.

A atração é gratuita, dispõe de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e fica aberta das 12h às 24h, nos finais de semana, e das 12h às 22h, de segunda a sexta. Na mesma região, não deixem de ir ao Parque Trianon à noite. Não se preocupe, o local está com esquema de segurança. Lá foram instaladas mais de dois milhões de lâmpadas de led que permitem uma vista única. Aberto até às 22h.
Que tal ir a exposições de Presépios? Há dois deles bem interessantes em São Paulo. O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, apresenta até o dia 8 de janeiro 30 presépios de 13 países ( Itália, países do Oriente Médio, Alemanha, França, Espanha, Bolívia, entre outros). Uma das peças expostas foi feita por um ex-morador de rua e retrata o nascimento de Jesus em uma favela. A entrada é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 110 2193-8282. No Museu de Arte Sacra, na região central, a exposição também vai até 8 de janeiro e conta com 37 presépios. Eles foram cedidos por colecionadores e consulados. O que veio do Uruguai – o telhado é feito de pau de canela, os personagens de palha de milho e folhas e flores secas cercam a majedoura. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 6 para adultos e R$ 3 para estudantes.
Para quem pretende assistir aos corais é necessário programação. Em frente à decoração do Bradesco da Avenida Paulista há apresentações nos dias 16, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, sempre às 12h30 e 19h30. Para os baixinhos, a opção é assistir a apresentação da Cia de Circo Fractais – até 23/12,de segunda a sexta, às 13h e 20h, ou sábados e domingos às 16h, 20h e 21.
Já o Festival de Corais do Shopping Center 3, também na avenida Paulista, traz 23 corais. As canções natalinas clássicas vêm acompanhadas de clássicos da MPB ou são interpretadas por influência do blues, rock e ritmos brasileiros.
Quinta (15)
- 18h - Coral AACD
Sexta (16)
- 14h - Coral Jubilate
- 19h - Coral da Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Segunda (19)
- 12h - Coral Guarda Civil Metropolitana
- 19h – Coral Igreja Batista Esperança
20 de dezembro
- 19h30 - Corais Hípica / Madrigal Nós por Voz
21 de dezembro
- 12h - Meninos e Meninas Cantores da 3ª idade de Campinas
- 18h – Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana
22 de dezembro
- 18h - Coral Carpe Diem
No Parque do Povo, no Itaim Bibi, é válido assistir ao Coral do Banco Santander. No sábado (17) e domingo (18) – às 18h40.
Mais detalhes:
Quem sabe ainda dá tempo de você aproveitar a cidade nesses dias. Excelente Natal para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário