quinta-feira, 7 de julho de 2011

Versão 4.4

Nas escrituras o número quatro representa a totalidade: os pontos cardeais, os elementos do universo, as estações do ano, as divisões do dia... Enfim, as partes que unidas formam o todo.

Mas, por que falar do número quatro e de seu significado? Porque comecei a escrever sobre este momento especial que estou vivendo - não apenas o de resgatar pessoas importantes que fizeram parte da minha história, mas o de ser resgatada por todas elas – e , calculando o tempo, relembrando datas, me dei conta que estou prestes a completar 44 anos.

Eis que surge o número quatro duplamente e pensei: isso deve ter um significado! De verdade, sou cética à numerologia, mas achei as explicações interessantes e sinérgicas com a Adriane 4.4. E esta nada mais é do que a soma, a totalidade, das várias experiências e das pessoas com quem dividi poucos ou muitos momentos.

Para entender quem sou hoje, usei a teoria do “SE” para indagar quem poderia ser se minhas escolhas fossem diferentes e se a vida não tivesse imposto tantas experiências alheias à minha vontade. Neste exercício, me questionei como chegaria aos 44 anos se não tivesse tido a família que tive; se não tivesse optado por deixar o interior e vir para São Paulo; se não tivesse terminado um noivado; se não tivesse entrado na LVBA; se minha mãe não tivesse morrido; se não tivesse me casado e tido a Bruna; se não tivesse perdido a Alice, minha outra filha; se não tivesse me separado; se não tivesse permanecido na agência por 20 anos...Se, se, se.

A resposta é muito simples: esse ser humano, desse outro universo, não seria a Adriane que escreve agora, que se permite reavaliar fatos, mudar de opinião e trazer de volta à sua vida pessoas que contribuíram - às vezes com alegria, às vezes com tristeza – para que se tornasse alguém flexível e com um olhar multifacetado diante dos acontecimentos. Mais do que isso, aceitar que nada é imutável ou definitivo e que o segredo de se sentir “total” é exatamente entender que nunca estaremos completamente prontos, pois somos como um mosaico que vai se formando ao longo dos anos – e só se acaba com a morte.

Comecei a refletir sobre essas questões, quando me deparei com novos desafios no trabalho e a constante presença de “novas velhas” pessoas em minha vida, no último ano: meu primo, que se afastou da família por “n” motivos; minha melhor amiga de adolescência que perdi o contato; ex-colegas da LVBA que retomaram contato; um amor dos meus 20 anos que voltou sem nunca ter ido e, por fim, o convite para participar de um grupo do Facebook formado por ex-alunos do Instituto Santa Úrsula de Ribeirão Preto, colégio em que estudei por quase uma década.

Voltando à questão do significado do número quatro, toda essa análise reafirma minha crença de que só podemos nos sentir plenos – mesmo com as infelicidades recorrentes – se SEMPRE tivermos a consciência de que há algo a ser somado ao nosso crescimento e de que é preciso ter um novo olhar, mesmo para o que já é conhecido, ou supostamente conhecido.

Hoje, às vésperas de completar 44 anos, eu me sinto assim.

Adriane Froldi é uma pessoa intensa, em todos os sentidos. Chega aos seus 44 anos com uma bagagem de vida que pode ser vista como uma lição para quem tem a chance de conviver com ela. Se a Adriane não existisse, teria que ser inventada. Se fosse inventada, não seria a Adriane que todos conhecem.


10 comentários:

  1. Dri, que texto lindo e inspirador. Gostei demais! Que aos 44 você continue sendo essa pessoa incrível com quem tenho prazer de conviver diariamente. Se você não existisse, nossos dias aqui na LVBA não seriam os mesmos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Genial. Amei. Sempre digo isso: nós somos hoje a soma de todas as nossas experiências até então, e isso nos faz ser especiais. E eu adoro essa soma na qual o resultado é você! =)

    ResponderExcluir
  3. Conviver com pessoas como vocês com certeza só me faz uma pessoa melhor!

    ResponderExcluir
  4. Lindo querida! Fico feliz em compartilhar alguns bons anos desses 44.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei pensando em como seria te inventar... Ainda bem que já te achei pronta. Bem mais fácil!

    ResponderExcluir
  6. Quanta saudade de você e da nossa convivência!

    ResponderExcluir
  7. Dri, você é uma pessoa linda e o seu texto reflete isso! Adorei, como adoro você e toda a sua intensidade! Eu me identifiquei tremendamente com a sua comparação com o mosaico... E, com certeza, a sua combinação de cores é muito especial :)Muitos beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah,Katilda! Você está tão longe, mas ao mesmo tão perto!
    Você sabe que você tem muito a ver comigo, não apenas no fato de fazermos aniversário no mesmo dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Chefitcha, com todo respeito: tu tá bem com os 4.4....kkkkkk...quero chegar assim nos meus 4.4, hein...e que bom que tive e tenho a oportunidade de trabalhar contigo e uma das coisas que mais aprendo é essa tal de flexibilidade. Ela torna a vida um pouco mais leve......bjs no seu coração!

    ResponderExcluir
  10. Sempre entro aqui no blog pra ler os textos... fazia tempo que nao passava por aqui e adorei o seu texto, Adri! Vc é uma pessoal especial e fez parte de uma fase linda da minha vida... e devo mto a vc pelo meu crescimento tanto profissional como pessoal. Mtas saudades!!! Beijos

    ResponderExcluir