sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ser feliz sempre

Depois que nasceram os gêmeos, muita gente me pergunta como está sendo. Primeiro as curiosidades eram: como amamentar dois? E se os dois choram junto? Como é o carrinho? Um acorda o outro? A resposta geral, caso você também queira saber, é: tudo dá trabalho e nada tem muita regra. Mas eles estão bem, super bem. Passada essa etapa inicial a pergunta do momento é: como você está fazendo com a volta ao trabalho? Aí a resposta ainda estou formulando para mim mesma e registrando no meu coração. O primeiro passo que dei foi saber como conviver com a saudade que contorce o coração, mas que faz a gente explodir de alegria quando volto a olhá-los no olho a cada fim de tarde.
A outra grande resposta para acalentar meu coração é seguir em frente pensando que o mais importante agora e sempre será eu buscar a minha felicidade. Mãe boa é mãe feliz. Não tenho dúvidas. Como uma pessoa inquieta, como diria uma amiga, eu gosto de viver cheia de compromissos e ligada em várias ações. Isso não mudou porque sou mãe, só aumentou. O que mudou é que no topo de tudo estão eles, vivos e esperando da família todo o amor que as crianças precisam.
Achar uma fórmula de equilíbrio não passa, pelo menos na minha visão, por uma sequência definida de obrigações e horários. Passa sim pela reflexão constante de como está seu estado de espírito. Se o trabalho está te consumindo naquela hora e você faz o que gosta, que o finalize. Se o trabalho pode esperar e seus filhos não saem da sua cabeça, que pare e viva com eles um momento que pode ser dos mais importantes e felizes.
Ser mãe é não ter pressa, viver do presente e buscar fazer de cada momento uma oportunidade de fazer e ser feliz.


Ada Mendes é jornalista, especializada em Economia e com mestrado em Comunicação Empresarial. Hoje mãe de gêmeos e sempre buscando viver melhor.

Um comentário: