quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Comunic-AÇÃO

Agora não entendo bem o motivo de ter levado um chacoalhão, mas que levei, levei. Talvez porque tenha sido tão óbvio, e a gente sabe o quanto o óbvio às vezes choca. Mas deixa de nhém-nhém-nhém e vamos direto ao assunto.

A chacoalhada veio quando assisti a uma palestra de Alejandro Formanchuk, Presidente da Associação Argentina de Comunicação Interna e especialista em comunicação corporativa. Foi no Seminário Internacional “Desafio global: comunicar-se com todo mundo em qualquer lugar”, realizado no dia 3 de agosto pela Abracom, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação, da qual Gisele Lorenzetti, diretora-executiva aqui da LVBA, é presidente.

Acho que foi por ver tantas vezes acontecer o que Alejandro relatou que pensei: “opa, deixa eu prestar atenção nesse moço”. Se você é comunicador corporativo, vai entender. Pois veja.

“Quando peço para as empresas me mostrarem seus planos de comunicação interna, imediatamente me apresentam uma planilha Excel: campanha antitabaco em agosto, intranet com atualização diária, mural perto da máquina de café renovado semanalmente, revista mensal. Sempre digo que isso não é um plano de comunicação, é um plano de meios, e nem é preciso pagar um comunicador para fazer. Se você só me permite trabalhar com meios, não posso fazer mudanças, só posso levar informação, e isso não é comunicação interna”.

A afirmação veio acompanhada de uma provocação sobre qual herança podemos deixar para as organizações às quais servimos como comunicadores. Deixaremos apenas uma intranet bem alimentada e uma revista bem diagramada? “Comunicação interna não é uma newsletter ou uma área dentro da empresa: é a essência da organização. Comunicação é a transformação da cultura organizacional; cultura é a comunicação em movimento”, cutucou o argentino.

E antes que os comunicadores ali presentes pudessem perguntar “como hacer”, veio a resposta: “O primeiro passo para a comunicação transformadora é sair da logística para a influência: a mensagem não só precisa chegar, mas ser revertida em uma ação. Para isso, o receptor tem que entender e aceitar a mensagem. E ele só irá fazer isso se acreditar no que está sendo divulgado. O mais importante para um comunicador é ter credibilidade, esse é o único capital para ter sucesso em comunicação”.

Alejandro mencionou ainda que o desafio – e quem atua na área bem sabe - é deixar claro para os líderes da empresa que eles são o verdadeiro departamento de comunicação interna. “Da forma de liderar, passando pela maneira de atrair clientes, até as ações de recursos humanos, tudo é comunicação interna”, cravou o especialista emendando: “Como posso fazer comunicação e, portanto, transformação, se a organização não mudar? Não posso obrigar as lideranças da empresa a seguirem um caminho, mas posso alertá-las sobre o impacto que uma determinada decisão poderá causar. E não venha depois pedir para reverter no mural, porque não vou conseguir”.

E como Alejandro lia meus pensamentos sobre a missão hercúlea que é convencer as lideranças corporativas, logo acrescentou: “Esqueçam o ego e exercitem a paciência”.

Recado copiado, afinal, comunic-Ação é movimento, não duvidemos de nada. Sigamos, “pero sin perder la ternura jamás”.

Patrícia Gonçalves é jornalista com 16 anos de experiência em televisão, assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Tem asas nos pés, pergunta muito e procura tudo, mas não sabe se vai achar.

7 comentários:

  1. Comentei algo parecido, essa semana, com outro amigo. Sou um comunicador da publicidade, e disse que as marcas precisam parar de falar e agir. Parar de falar o que são e de como podem fazer a diferença na vida das pessoas e começarem a mostrar, por meio das ações, para o que vieram. A ação é o que convence as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão...pode-se até traçar um paralelo com o que acontece com a tal "greenwash" que muitas empresas adotam, como o caso do Pão de Açúcar. São ecologicamente corretas em seu discurso mas não são na prática. Tal qual a comunicação corporativa ao que parece.Muito mais que "comunicação" pra inglês ( ou argentino) ver é preciso organização. Os novos conceitos tem que estar entranhados na empresa . Senão são derivativos de "greenwash". Boa discussão e boa percepção da Patrícia.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Patricia!! Beijos! Ale Formanchuk

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia, parabéns por mais este trabalho. Concordo com você pois vivencio quase que diariamente esta problemática em comunicação quando faço contato com as áreas de comunicação das empresas. A profissionalização está cada vez maior e o mercado não sobrará lugar para amadores. Bjs Lotito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você, eu ainda sou novo nesse meio mas vou procurar me profissionalizar.

      Excluir
  5. parabens leiam o meu blog http://comandodigitall.blogspot.com.br/ obrigado

    ResponderExcluir
  6. É um desafio diário mas, assim como o colega acima mencionou, o mercado está se profissionalizando ... vamos em frente, "esquecendo o ego e exercitando a paciência". Muito bom. Abraço.

    ResponderExcluir