quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Cinema do Mundo

Como cinéfila que sou, não poderia deixar de expressar a minha tristeza pela morte do Leon Cakoff, no último dia 14, em São Paulo. Ele foi um grande realizador. Ele criou a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que é impossível de ser avaliada.

Foi por meio do contato com filmes vindos dos mais longínquos lugares que o público teve a oportunidade de conhecer produções de países desconhecidos, mas que se revelam abertamente nas salas de cinema da capital paulista. Uma sensação inacreditável poder desvendar outras culturas nas imagens e sons da telona. Cakoff possibilitou que uma janela para o mundo fosse aberta através das lentes de desconhecidos e conhecidos diretores. Foram nessas exibições que assisti às obras de Win Wenders, Nanni Moretti e Tarantino pela primeira vez e, lá também, me apaixonei pelo cinema argentino com temáticas voltadas à família e aos dramas pessoais e outros temas. Um exemplo recente do que estou falando pode ser encontrado no Segredo de Seus Olhos. O longa-metragem reúne vários gêneros, como mistério de suspense, humor, policial, drama e romance. É arrebatador. A história se passa entre o presente e o passado, tudo muito bem costurado por José Campanella – o mesmo de o Filho da Noiva.

Embora a Mostra não tenha mais o idealizador Cakoff, o seu legado deverá sobreviver. Por isso, faço um convite aos leitores deste blog para que retirem o preconceito, caso exista, e se programem para assistir produções de países que jamais teriam contato de outra forma. São mais oito dias de Mostra e ainda dá tempo. Ah, este ano vale destacar a homenagem dedicada a Elia Kazan, que terá nove filmes exibidos, entre eles “A Luz é para todos” e “Sindicato dos Ladrões”. Vale o esforço para fazer uma maratona também.

Procure seu filme no link abaixo e vá ao cinema!

http://35.mostra.org/filmes/