quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ânimo renovado e uma nova cara


A “revitalização” – prefiro chamar de “re-idealização” - do blog da LVBA não aconteceu de uma hora para outra. Na verdade, todas as mudanças aconteceram para atender a necessidade de mostrar o lado humano da agência, de contar um pouco sobre as experiências cotidianas dos LVBAnos, seja em reuniões ou no café.

Para reconstruir o blog, embaralhamos, misturamos e, principalmente, integramos membros de equipes diversas em um projeto de participação espontânea (sim... todos que participaram, efetivamente quiseram). Criamos um grupo de Comunicação Interna – sim, um grupo de comunicação dentro de uma agência que trabalha com isso, às vezes é muito necessário - e iniciamos as reuniões.

Haja brainstorm. Muitas idéias boas, muitas outras.... bom...
Escolhemos um nome que agradou todo mundo. Mais um pouco de discussão e lá fui eu dar forma ao nosso monstro*.

Não precisei de muita coisa para iniciar o processo de criação. Posso dizer que, modéstia à parte, para mim processos de criação são muito simples. A Andresa, diretora de Arte aqui da agência, que o diga. Sou eu, o micro, Snickers, Coca Zero, música, muita angústia para enfrentar a página em branco, uma extra-dose de tensão e pronto. Já começou.

A partir daí são rafes, uma porrada de idéias na cabeça e as referências começam a saltar na minha cara. Memórias de coisas que vejo nas ruas, em sites, revistas, clipes, blogs, fotos, viagens, idéias novas, idéias antigas que não vingaram, sonhos abstratos – tá bom. Essa do sonho foi um exagerozinho.

Foram uns seis layouts iniciais. E vamos nós: discussões, votação, empate. Mais layouts, mais discussões, mais votações e mais empate (dá pra acreditar?). Finalmente, dois finalistas (Confesso: os selecionados não eram meus favoritos, mas pô! Eram meus filhos). Mas esperem aí. Eu disse dois? Então o problema não estava totalmente resolvido. O jeito foi misturar os dois num só.

O resultado, o top, o escolhido, o iluminado (ops... outro exagerozinho) é esse aí no topo, que vocês estão vendo.

Engraçado, né? A idéia do caça-palavras, foi uma das únicas - tá bom, a única - que nos acompanhou desde o início das conversas sobre o blog. Queríamos utilizar palavras-chave que além de sinalizar conceitos que fossem comuns ao universo blogueiro, pudessem ajudar em um layout bacana. E falando em sinalizar, a plaquinha que traz o nome do blog nasceu de uma necessidade de indicar onde estamos, indicar qual é o nosso lugar nesse espaço web e ela é a peça chave de todo o visual que compõe os materiais de comunicação interna da LVBA. Agora um segredinho: o grafismo das lâmpadas, não estava, originalmente, em nenhum dos dois layouts finalistas. Ele estava em um dos “meus filhos” preferidos e achei melhor mantê-lo, mesmo que de forma discreta, no background.

A LVBA é um dos meus clientes prediletos, uma grande motivação profissional. Minha chance de ousar, misturar elementos, cores, grafismos, testar tendências do design. Estou realmente empolgada, então, preparem-se para ver esse cabeço com outras cores, outras palavras, com novos elementos... esse é só o começo.

Camila Pires é designer e trabalha no estúdio da LVBA Comunicação. Gosta de fotografar, fazer montagens toscas para os amigos (inclusive LVBAnos) e está pensando seriamente em começar a escrever em seu blog.

Lá em casa

É impossível não ver. Na fachada da LVBA, na Rua Alvarenga, o número 806 chama a atenção. Vermelho sobre cinza. Tridimensional. Garrafal.

Quem passa em frente pode não saber que se trata de uma agência de comunicação, mas sabe que aquele é o número oito zero meia. Quem passa ali às vezes se perde, porque parece que é o fim da rua. Na verdade, a rua continua até a Ponte da Cidade Universitária. Mas nós não nos perdemos. Sabemos que aqui é o nosso lugar. Nossa segunda casa, onde passamos mais tempo do que na primeira.

Nesta casa, diariamente, 44 pessoas respiram comunicação todos os dias. Praticam teorias e participam ativamente da rotina de mais de 25 clientes. Seja no salão de atendimento ou no jardim, constroem os próximos 33 anos da LVBA com histórias que são pra serem contadas.

Nada mais justo do que o nome da nossa “casa” na internet ser oito zero meia. Aliás, gostamos tanto do nome que adotamos nas nossas ações de comunicação interna também. E podemos dizer que ficou bem “lá em casa” sem ter medo de soar pejorativo, porque é literalmente verdade.

É um blog de comunicação escrito por comunicadores da prática. Diretores, gerentes, executivos, assistentes e estagiários da agência compartilham aqui suas experiências e mostram que a comunicação está em tudo – basta percebê-la e utilizá-la a nosso favor.

Para chegarmos a este nome a discussão foi longa. Muitas idéias, muitos rabiscos, doodles, trocadilhos. Pensamos até em l33t, mas acho que isso seria demais. (Um pouco disso vingou, na verdade. Se você olhar bem, 806 é quase BLOG em l33t, falta só uma letra)

As histórias do dia-a-dia não ficam mais apenas atrás das paredes da casa da Alvaranga, oito zero meia. Estão aqui também. Seja bem vindo ao 806, um blog feito “lá em casa”.
Os posts antigos você encontra aqui.

Bruno Carramenha e Toni Barros são executivos de atendimento da LVBA Comunicação.
Ps. Toni começou na agência em 2005 como estagiário da Unidade de Atendimento dirigida por Cláudia d’Amato, depois disso, atendeu a TVA por um mês, cobrindo as férias da executiva exclusiva. Saiu da agência para tocar outros projetos e voltou algum tempo depois para ser executivo de atendimento. Bruno começou na agência em 2006 como estagiário da Unidade de Atendimento dirigida por Cláudia d’Amato, depois disso, atendeu a TVA por um mês, cobrindo as férias da executiva exclusiva. Saiu da agência para tocar outros projetos e voltou algum tempo depois para ser executivo de atendimento. Coincidência? (Sim, é isso mesmo que vocês leram)